Bem-vindo ao blog de Cactos e Suculentas!

Conheça mais destas plantas intrigantes, com seus espinhos e delicadas flores!

Como plantar, cuidar e seus nomes. Sempre com fotos para facilitar o entendimento.


Para navegar no blog procure no lado esquerdo os temas na listagem completa, separado por postagem; ou na lista de marcadores, separados por tema.

Você quer contribuir para melhora deste site? Entre em contato por e-mail: amigosdasplantas@gmail.com

*** As dicas deste blog são referentes a minha experiência com o cultivo e como colecionadora.
Google
 

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pragas e doenças ...

Normalmente vemos fotos de cactos bonitos e sem nenhum problema, mas de vez em quando aparecem visitantes indesejados ... as pragas.


Fungos e bactérias


Acima um cacto que foi atacado por doença causado por excesso de umidade.
Não tenho estufa profissional, somente uma bancada no quintal e mini-estufas pet, como na foto abaixo, feito de garrafa de óleo (na foto uma adenium se adaptando ao sol) que protege da chuva e da maioria das pragas.


Abaixo vemos uma mancha marrom, tbm causado pela umidade excessiva e fungos.

Agora o meu maior problema: as cochonilhas.
Os cactos tem apresentado duas espécies dessas pragas: uma branca e outra marrom claro.



Agora o mais importante: como combater pragas em cactos e suculentas?
Os engenheiros agronômicos, técnicos agrícolas, e afins, tem como recurso fungicidas e inseticidas sistêmicos. Estes são perigosos e devem ser usados com bastante cuidado, de preferência com uma consultoria profissional. Mesmo porque ... não podemos comprar sem o CREA (documento de registro destes profissionais).
Agora podemos tomar algumas atitudes que podem salvar os cactos e suculentas. Valem para orquídeas e outras plantas também.
Para as cochonilhas temos produtos vendidos em casas de jardinagem e produtos a base de óleo, como exemplo o óleo Neem. Aplique sobre a planta e mantenha a sombra até que o produto esteja bem seco. Faça no final da tarde ou em dias nublados, pois o sol pode literalmente queimar e cozinhar os cactos e suculentas.
Aplique o produto sobre toda a planta.
Outra medida é manter o local onde ficam bem limpo, pois um dos motivos desta praga aparecer são as formigas. As formigas criam alguns tipos de cochonilhas.
Para fungos, ácaros e bactérias podemos usar uma solução de 1 para 10 de água com água sanitária. Borrife a solução sobre a planta atingida, não esquecendo de fazer longe do sol. Podemos usar também solução de fumo, solução com alho e sabão.
Preparo da solução de fumo: pode ser fumo de corda ou o comprado em lojas de jardinagem (este é o mais fácil de usar q vem com a dosagem pronta). Coloque em 2 litros de água 100 gramas de fumo por 24 horas. Para melhorar o efeito pode acrescentar 100 gramas de sabão neutro (não pode ser detergente, ou sabão em pó).Peneire a solução e dilua na proporção 1 litro de água para 5 colheres de sopa da solução e borrife a cada 15 dias.
Preparo da solução de alho: 200 gramas de alho, mais 20 gramas de sabão neutro, e 1 litro de água. Bata no liquidificador depois peneire. A solução concentrada deve ser aplicada na proporção de 1 para 20 de água. Borrife na sombra a cada 15 dias.
As soluções devem ser usadas em no máximo 24 horas após o preparo.
Não é tão eficiente qto os defensivos agrícolas mas pelo menos não é tóxico e não necessita de documentos para a compra dos materiais.
Dicas: para que o efeito se mantenha, faça o processo regularmente, mantenha as plantas infestadas separado das saudáveis além de uma boa nutrição para as plantas.

107 comentários:

  1. Olá meu nome é Fernando Afonso, gostaria de saber onde posso adquirir sementes de cactos que dão flores, como aquele branco que deu flor laranja.
    O nome é Rebutia Muscula.
    Moro no sul de SC.
    Entre em contato comigo pelo meu e-mail: favfavaro@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando,
    obrigado pela visita e comentário. Já enviei um e-mail para vc. Caso não tenha recebido, entre em contato novamente.
    []s

    ResponderExcluir
  3. amigo use como fungicida a mistura de 50g de cal virgem mais 50g de sulfato de cobre pra 5 litros de agua, chama se calda bordalesa, fungicida eficiente e bactericida e ainda é um adubo natural, fornece cobre pra planta e nao agride o ambiente e nem o homem.
    Sou Engenheiro agronomo, so nao sei plantar lithops, heheh me ajude.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela dica! Com certeza vai ajudar!

    ResponderExcluir
  5. ola amigo sou adriana apaixonada por cactosegostaria de saber como estar adiquirindo sementes de cactos que dao floresvc pode estar entrando em contato comigo pelo meu imail DRICA.060180@HOTMAIL.COM DESDE JA AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela visita Adriana! Estarei enviando um e-mail.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo blog. Além da calda de bordalesa que o amigo citou para as doenças, várias pragas (cochinilas e um tipo branco e alada do pulgões) eu tenho consehuido afastar com água de fumo.

    Parabéns :)

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por compartilhar sua experiência com a gente Ravick!

    ResponderExcluir
  9. Olá Cintia!! Estou em Belo Horizonte e gostaria de saber onde conseguiria semestes e mudas de suculentas e cactos. Que aproveitar para parabenizá-la, pois seu blog é sensacional!!! Bjs! Carolina
    Meu e-mail é: yume@rocketmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu tenho um cactus maravilhoso de mais de um metro, e que sempre foi saudável (já está comigo a uns 3 anos). Agora apareceu no meio do tronco umas manchas marrons (parecidas com a foto do problema de umidade e fungos), acrescidas de umas gotas marrons. Gostaria de receber um diagnóstico acompanhado do "remédio". Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Olá tenho 3 cactos da mesma espécie(que não sei qual é!rsrs) que plantei-os pequenos e já estão com mais ou menos uns 70cm cada um. Só que infelizmente eles estão ficando totalmente marrons... O que fazer? Agradeço demais se puder me ajudar!
    Adorei o Blog, parabéns!
    Ana

    ResponderExcluir
  12. Olá ! Sou apaixonado por cactos, estou recém começando a cuidar dos primeiros, tenho uma jardineira bem grande com 7 espécies diferentes, gostaria de saber onde comprar sementes, dicas para cuidar delas e informações que possam me ajudar a cuidar deles.
    Meu e-mail/msn = rafael@realintercambio.com
    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  13. Olá Cintia!
    Sou apaixonada por cactos e suculentas, percebi que está aparecendo fungos brancos em algumas delas. Mas, o que está me preocupando são os bichinhos que estão comento as suculentas...
    Acho que o nome vulgar do bicho é cavalinho, se parece com uma joaninha, mas é verde com pintinhas amarelas... Já matei vários. Eles comem a folha da suculenta na parte do mais próxima do caule.. e acaba matando-a...
    Não sei o que faço.
    Ah tenho vários cactos e suculentas dando flores.. estão lindas!
    Abraços,
    Rosângela

    ResponderExcluir
  14. OLÁ CINTIA, EU TBÉM COLECIONO CACTOS... E GOSTARIA DE SABER ONDE ADQUIRIR AS SEMENTES DE CACTOS PARA COMPRAR, POIS ONDE MORO NÃO TEM, MORO NO NORTE (PARÁ)ONDE O VENTO FAZ A CURVA. SRSRSRS

    ResponderExcluir
  15. cintia: qual a frequencia que a solução com agua sanitaria deve ser borrifada?

    ResponderExcluir
  16. como faço para lhe enviar uma foto do meu cacto que está doente? acho que é fungo, pois está tomando muita chuva, mas não tenho certeza...

    ResponderExcluir
  17. Adoro cactus, mas não consigo fazer eles durarem aqui em casa. Tem umas 2 semanas comprei um kit que vinhas tres mudas. Uma já morreu, a outra está com a base parecendo molhada e está "murchando" e uma ainda está bem. Não molhei as plantas a não ser no primeiro dia. O que posso fazer para salvar o cactus. Se quiser eu te mando as fotos de como estao. Aguardo noticias Marcia Queiroz

    ResponderExcluir
  18. Pragas são inevitáveis para começar a aprender a cultivar estas plantas ... e com o tempo e experiência elas vão diminuindo.

    Qto a aplicação da água sanitária, faço uma vez por mês em média, atualmente.

    Vcs podem enviar fotos no corpo da msg de e-mail para amigosdasplantas@gmail.com . Não anexe, copie a imagem no corpo da msg.

    Sementes ... nem sempre tenho disponível ... mas mande e-mail, pois se tiver posso vender.

    ResponderExcluir
  19. oi cintia
    nos meus cactos apareceram como que ovos quase transparente que depois de algum tempo eclodiram e apareceram pequenas larvasbrancas que parecem não se mexerem.
    por favor me ajude,e se puder me dar um modo caseiro de combate a estas pragas,se não me endique algo para combate-las.
    aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  20. boa noite Cintia , como falei anteriormente tou iniciando agra a cultivar mas tu apaixonada pelos cactos... gostaria de saber como adquirir semenste e mudas de cactos o meu email é glaci-saf@hotmail.com ..agradeço.... tou com duas mudas já grandes aqui para ser plantada, qual tipo de terra tem uma mistura ser feita?

    ResponderExcluir
  21. OLÁ CÍNTIA. COLECIONO CACTUS E SUCULENTAS, A PARTIR DA COLEÇÃO DA MINHA MÃE. ESTOU COM PROBLEMA DE PULGÕES E COCHONILHAS. JÁ TENTEI VÁRIAS COISAS. O NEEM NÃO RESOLVEU. RECENTEMENTE TENTEI O FUMO. NÃO SEI O QUE FAZER.

    OUTRA COISA, COMO CONSIGO SEMENTES DE CACTUS E SUCULENTAS? MORO EM BH E MEU E-MAIL É ciguimaraes@yahoo.com.br

    DESDE JÁ, AGRADEÇO. CIBELE CAMPOS GUIMARÃES.

    ResponderExcluir
  22. Jardimlao,
    não consegui identificar o q seja "larvasbrancas", vc tem fotos? Se sim envie e-mail com foto.

    ResponderExcluir
  23. Cibele,
    essa praga qdo em grande quantidade é realmente complicado de acabar ...
    Uma solução caseira e trabalhosa é escovar a planta com uma escova macia usando uma solução de água e sabão neutro. Talvez haja a necessidade em repetir o processo ...
    Uma solução mais radical é usar agrotóxico (Folisuper), mas para isso precisa de um engenheiro agrônomo.

    ResponderExcluir
  24. Cintia, tudo bom?
    Tenho um cacto comprido que está com a sua ponta roxa.
    Estou preocupada pois não sei como tratar...
    A mancha roxa está aumentando visivelmente e nõ goastaria de perdê-lo...
    Meu e-mail e´crisabm@uol.com.br

    ResponderExcluir
  25. oi, tenho cactos estou com 120 mudas e gostaria de saber, como faço para cuidar bem deles e comprar esses que botam flores lindas? meu emaill: jaiceeuclidense@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. oi Cintia,tudo bem? Cintia um posso trocar de vasa um cactos que esteja com flores?

    ResponderExcluir
  27. Oi Cintia?
    tive olhando meus cactos hoje(25/07) e percebi que na terra tem uns fungos mais so em um tipo.
    então isso é normal ou pode prejudicar os meus cactos?
    e se for ruim como faço pra combater?

    Otra pergunta: comprei na internet umas mudas de cactos o que posso ta fazendo pra eles crescer rapido?

    Grato Anderson Cristo
    anderson_mrio@yahoo.com.br
    dinho_game@hotmail.com / add ai, ok

    ResponderExcluir
  28. Olá Cintia, tudo bem?
    Adoro cactus e suculentas e comecei cultivá-los há una quatro anos, mas não tinha sucesso, pois sempre morriam. Depois que comecei a estudar aprendi sobre as técnicas de drenagem de solo, mas agora tenho um problema que antes não tinha, as pragas! A rega é feita de forma controlada para evitar aprodrecimento, mas as pragas são terríveis.
    Primeiro, hoje descobri pequenos caramujos na terra e por cima das plantinhas, e o impossível é que cuido delas todos os dias, e parece que eles apareceram do dia para a noite. Segundo, uns pontos brancos que apareceram nas raízes, parece um mofo e não consigo combater pois já percebi que por mais que coloque veneno a planta acaba morrendo e a praga não, terceiro, trouxe dois tipos de cactus de uma praia e eles cresceram e estão lindos, porém um deles que parece palma do nordeste, criou umas rachaduras na parte de trás, e também parece fungo. Não sei o que fazer, pois já coloquei água com fumo entre outros e nada adiantou. Poderia me ajudar? Pode me contactar por email sutrevisan@gmail.com.
    Um abraço e muito obrigada. Sueny

    ResponderExcluir
  29. Obrigado a todos pela visita ao site.
    As pragas e doenças são o principal desafio das pessoas que adoram plantas, podem ser cactos, suculentas, orquídeas, etc ...
    Cada caso é um caso ... mas preciso de foto para tentar ajudar. Usem o e-mail: cympers@yahoo.com.br .

    Algumas dicas sobre as últimas perguntas ...
    - procure não mudar de vaso, ou local qdo estiver florescendo, as plantas ficam mais sensíveis
    - plantas rachadas podem ser falta de zinco, procure adubos com micronutrientes www.forthjardim.com.br
    - fungos em geral são excesso de umidade, diminua as regas
    - nem todos os problemas são fungos, podem ser bacterias ou deficiencia nutricional. Apesar dos cactos e suculentas serem rústicos, no verão eles ficarão melhor com um adubo (use os solúveis para não queimar a planta)

    ResponderExcluir
  30. A mancha marrom a qual voce se refere,se produz quando regamos nossos cactos,durante a rega se formam minúsculas gotículas de água,essas gotículas criam refração na luz solar,atuando como uma pequena lente de aumento,queimando a superfície dos cactos e suculentas,por isso rego todas as minhas plantas de vaso por imersão.
    um abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    a mancha da foto da postagem não é devido a queima do sol após regas ... seria ótimo se fosse pois a planta recuperaria com o tempo. É um ataque proveniente de fungos. Tenho tido bons resultados com banhos de Neem e/ou Forth Cobre.
    E reforçando sua dica: sempre na sombra, nunca regar ou aplicar defensinvos sob o sol, pois a planta pode queimar ou até cozinhar!
    [ ]s

    ResponderExcluir
  32. OI, Cíntia.

    Gostaria de auxílio para descobrir o que pode estar acontecendo com um cactus que tenho em minha casa. Ele é um mandacaru, com aproximadamente 1 metro e mais ou menos uns 2 anos e costumo regá-lo uma vez por mês.

    Ele fica dentro de casa e sempre tomou só luz indireta. Por estar muito ocupado e o cômodo q ele fica não ser muito usado, fiquei sem vê-lo por algum tempo. Como não utilizo muito esse cômodo, ele ficou alguns dias fechados e com a cortina também fechada.

    O fato é que outro dia passei por ele e vi que sua base estava parecendo que estava coberta de bolor, com mistura de branco com cinza e algumas partes estavam mole e mais escuras.

    Como disse, costumo regar uma vez por mês, e a moça que trabalha aqui em casa, disse q não regando ele também. Deve ter aproximadamente 1 mês que não o regava.

    O que posso fazer para que ele não morra?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Fábio,
    lave o cacto com uma solução de água e óleo de neem ou água mais 10% de água sanitária para retirar a "sujeira" que vc descreveu.
    As partes moles, se for de aparencia derretida não tem mais como recuperar, então retire com uma faca limpa as partes atingidas para não atingir os tecidos saudáveis.
    Depois deixe a planta cicatrizar na sombra sobre um jornal seco. Isso leva de 3 a 5 dias.
    O provavel motivo pelo qual a planta está doente é a falta de sol e "ar". Os cactos precisam de sol e boa circulação de ar. Sem isso podem ficar vulneráveis a todo tipo de praga.

    ResponderExcluir
  34. Olá Cíntia.
    Preciso urgente da sua ajuda! Tenho um cacto em minha casa (meio herdado da minha avó), quando eu ganhei ele era todo verdinho!
    Atualmente, costuma ficar na sombra e recebe pouca luz do sol. Acredito que ele esteja sendo regado 1 vez por semana (pq minha mãe que tem este cuidado).
    Hoje eu observei que ele está todo marrom, como se fosse folha seca. Não está com manchas, mas parece que morreu. Eu fiz um corte e percebi que ele está verde por dentro. Será que consigo salvá-lo?
    Me ajuda pelo amor de Deus!!!!

    ResponderExcluir
  35. Carla,
    normalmente quando tem partes verdes é possivel salvar, a não ser que seja grave ...
    Mande uma foto por e-mail que posso te dizer melhor.

    ResponderExcluir
  36. Também gostaria do endereço para comprar sementes de cactos. adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  37. Dalila,
    veja esta postagem sobre sites de vendas: http://cactoseafins.blogspot.com/search/label/sites%20de%20venda link na lateral esquerda deste blog.

    ResponderExcluir
  38. tenho um cactos que parece que ta criando uma casca sobre a pele e os galhos que ja estao combertos estao todos moles o que posso fazer ao respeito. pois ja ganhei ele assim e ta pior

    ResponderExcluir
  39. Olá Tatiane,
    parece ataque de fungo pela descrição ... Tem foto?
    As partes que amoleceram não tem como recuperar. Remova as partes moles com uma lâmina limpa. Se a parte retirada for a base do cacto, antes de replantar deixe cicatrizar.
    Mesmo retirando a parte podre, não temos como garantir q o resto esteja bem ...
    Mande mais informações.
    []s

    ResponderExcluir
  40. Olá, Cintia!
    Será que vc poderia me ajudar?! Tenho um cactos que aparenta estar doente, mandei um email com fotos dele e gostaria de algumas dicas.
    Obrigada e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  41. Oi, bom dia!
    Mandei um e-mail hoje para você....
    Eu tenho 5 cactos, 1 está doente e 2 deles parecem ter começado....
    O que está doente deu fungos, deixando algumas partes dele moles.... e algumas outras partes começou a escurever.... ele deve ter um metro mais ou menos.... o que posso fazer?
    O outro cactos lembra a ultima foto que você colocou nesta postagem.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata,
      respondi seu e-mail agora.
      Parece um ataque de cochonilhas seguida de fungo ...
      As partes moles devem ser removidas e as cochonilhas retiradas com ajuda de uma escova de dentes macia. Para prevenir q voltem, use inseticida de jardim. Use luvas para evitar intoxicação.
      Espero q ajude ...

      Excluir
  42. Boa noite, tenho um mini cactus e há alguns dias venho notando que ele está diminuindo de tamanho... Hoje cheguei em casa e ele estava com a cabeça principal bem pequena, rsss.. Será que ele morreu? O que posso fazer pra dar a ele uma nova vida???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua descrição parece q realmente ele morreu ... mas sem foto não dá para ter certeza ... Se ele reduziu de tamanho e perdeu a cor, com certeza não tem como recuperar.

      Excluir
  43. oi Cíntia olha tenho a mais de 4 anos um cacto de aproximadamente 2 metros e tenho uma filha de dois anos e ela já se machucou muito com ele queria estar retirando ele ou até matar ele porque ele tem muitas flores e muitos espinhos e parece muito saudaveu e também muito grande e esta no meu quintal e incomoda muito me ajude pra que eu possa retirar essa planta do meu quinta!! muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rebeca,
      não tem muito segredo na retirada da planta, mas como vc citou ela é "perigosa" no manejo.
      Uma sugestão(que acho a mais interessante) é anunciar em alguma comunidade de cactos (Orkut e Facebook)que vc quer doar ou vender esta planta. Por ela ter esta altura devem aparecer interessados e vc nem precisa se preocupar em retirar, eles mesmos retiram.
      Agora se resolver retirar vc mesma, aconselho a chamar um jardineiro que deverá envolver a planta com jornal em alguns pontos(para proteger a planta de danos) onde podem ser feitos amarras para depois cavar e retirar o cacto.
      []s

      Excluir
    2. gostaria de montar um jardim de cactos e suculentas, com umas 10 especies diferentes, entre elas uma q ficasse em torno de 2m, ñ mais que isso.
      O que vc me indica?

      Excluir
    3. Olá,
      existem tantas espécies ... é difícil escolher ... aconselho procurar um paisagista local ou um agrônomo, pois ele pode indicar alguns mais regionais. Fora isso tem q levantar as medidas do espaço, topografia, ... Assim a manutenção fica mais fácil.
      A maioria dos cactos e suculentas não ficam altos ... então vc terá muitas opções.
      []s

      Excluir
  44. Amada Cintia , me socorra!! tenho um cactus mandacaru por volta de um metro de altura, já o tenha a mais de dois anos, ele ficava dentro do meu consultorio em um lugar sem luz direta, fazem uns dez dias percebi que o único penduculo que ele tinha começou a amarelar, imediatamente retirei do consultorio e o levei para a varanda de meu apartamento , pois achei que ele necessitava de mais sol , a incidencia de sol é pela manha e por poucas horas, o penduculo ficou marro e secou , removi com uma faca, agora to observando que ele ta ficando amarelado e amoronzado na parte que retirei esse penduculo, nao sei o que fazer! agrecido se puder ajudar!! Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato,
      nesta época do ano o frio e a umidade juntas são uma "armadilha" para nossos cactos e afins ... pela sua descrição parece ataque de fungo ...
      Vc fez certo ao retirar a parte atingida. Isole a área com canela e/ou pulverize calda bordalesa(tem a marca Cupro Dimy e a Forth Cobre) para tentar evitar q continue progredir a praga.
      Nem sempre conseguimos salvar, mas vale tentar.
      []s
      Cintia

      Excluir
  45. Olá Cintia! Estou desesperada com meu cacto... Ve se pode me ajudar... Ganhei de um amigo este cacto e parece que ele esta morrendo.. ele veio em um vaso medio mas parece que na junção onde ele encontra a pedrinha e a terra ele está transparente... como se fosse quebrar a qualquer momento. Caso ele esteja morrendo existe um metodo de salva-lo. Por favor... Bom gostaria tambem de saber quanto tenho de dar de agua e de quanto em quanto tempo por que não sei se estou matando ele de sede ou afogado tambem obrigada!!!! Aguardo um help!! beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristine,
      não consigo saber exatamente o que acontece somente pela descrição ... mas normalmente a cor "transparente" é qdo a planta está com algum apodrecimento. O urgente é sempre retirar a parte mole atingida e deixar cicatrizar antes de plantar.
      Qto a regas ... no inverno somente quando estiver seco e nunca qdo estiver recebendo o sol, melhor bem cedo pela manhã.
      Mande uma foto.
      []s

      Excluir
  46. Cara Cintia,
    Tenho um cacto com a praga idêntica à da última foto. Trata-se de cochonilha ou é algum fungo... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana,
      sim é cochonilha ...
      Passe com uma escova de dentes de cerdas macias, uma solução de água e sabão neutro. (Como um banho mesmo) Depois enxague com água.
      Aplique um produto para cochonilha q vende em lojas de jardinagem só para diminuir a chance dos bichinhos voltarem
      []s

      Excluir
  47. Olá, Cintia! Usei óleo de neem em minhas sucentas e cactos faz uma semana. Minhas echeverias ainda parecem ter vestígios do remedio. Estão todas à sombra...estou com medo de recolocá-las ao sol e queimarem... mas algumas já estão se esticando procurando luz do sol... moro no RJ e o Sol já está bem quente, mesmo pela manhã. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla,
      eu não tenho certeza se queima ou não ... mas o q faço para GARANTIR é lavar(com água msm) a planta para tirar o excesso, deixo "secar"(só o suficiente para não cozinhar no primeiro banho de sol) e volto para o lugar onde estava indo bem.
      Depois fico de olho para saber se a praga foi embora msm!
      []s

      Excluir
  48. Olá, Cintia!
    Preciso de auxilio com o meu mandacaru.
    Ele tem 1,5 e o tenho ha 2 anos. Observei que a região da base do caule está marrom. nunca aconteceu isso e acredito que seja excesso de água e pouca luz, mas agora como eu devo proceder? vou deixá-lo em um ambiente com incidência direta de sol, mas o que mais devo fazer? Ele corre perigo?
    vou lhe enviar uma foto ao seu e-mail amanha cedo.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmim,
      manchas marrons normalmente não são um bom sinal ... normalmente é falta de sol, muita rega, ou ataque de alguma praga(cochonilhas e fungos).
      Antes de qq coisa envie uma foto.
      []s

      Excluir
  49. esta aparecendo um po amarelo na areia do meu cacto é doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kevin,
      não consegui saber bem o q acontece ... vc tem alguma foto?

      Excluir
  50. Gostaria de saber o que pode ter ocorrido com meu cacto. Antes estava verde claro e no dia seguinte mudou de cor para verde escuro e agora está macio. Excesso de umidade pode ter feito com que morresse? Encaminhei duas fotos (antes e depois de perder a cor) para o e-mail amigosdasplantas@gmail.com. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  51. Tenho um cacto enorme e agora esta apresentando algumas manchas tipo ferrugem, como posso trata-los?
    Obrigada. Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara,
      a ferrugem é causada por fungos, normalmente relacionados ao excesso de umidade. Para tratar, costumo aplicar a calda bordalesa(sulfeto de cobre). Compro este produto pronto nas lojas de jardinagem e sigo as orientações dos fabricantes.
      No dia da aplicação deixe a planta na sombra.
      Procure um local mais ventilado e ensolarado, ajudará a evitar o problema.
      []s

      Excluir
  52. Bom dia! Tenho um mandacaru de aproximadamente 1 metro. Ele ficava em um ambiente interno de meu apartamento, a uma semana me mudei de cidade e ele passou a ficar numa varanda externa. Percebi que ele está ficando amarelado/amarronzado e estou desesperada! O que pode ser e o que devo fazer??? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      se estiver somente amarelado pode ser muito sol e isso não é preocupante. Agora se for marrom e com amolecimento, significa q ele realmente está com problemas ... e é complicado de resolver.
      Vc pode procurar fungicidas em agropecuárias, mas não sei se vale a pena, pois se já estiver atingido, não vai resolver e o pedaço precisa ser retirado com urgência.
      Normalmente isso é causado por excesso de umidade e ataque de alguns insetos.

      Excluir
  53. oi meu nome e Aline tenho vários cactos e suculentas eles estão com fungos me ajude estou desesperada são pontos brancos parecendo um algodão já comprei um pó azul mas não deu resultados. desde ja obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      pela sua descrição parece um tipo de cochonilha ...
      Compre algum produto para cochonilha(eu prefiro os naturais pois fazem menos mal para nós - neem, roterona, ... ) e aplique. Se for possível (tem cactos que tem muitos espinhos e não permitem "lavar"), use uma escova de dentes e lave o cacto com o produto deixe um tempo de depois passe uma água para limpar bem. Limpe a planta toda inclusive as raízes.
      Deixe sobre um jornal a sombra e replante no dia seguinte qdo estiver mais seco do "banho".
      Espero q as dicas ajudem. =)
      []s

      Excluir
  54. Oi Cíntia, tem algum livro sobre cactos e suculentas caracterizados com fotos das espécies e a parte técnica de cultivo para indicar?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem umas postagens mais antigas com livros q gostei: http://cactoseafins.blogspot.com.br/search/label/livros%20e%20publica%C3%A7%C3%B5es

      []s, obrigado pelo comentário e visita!

      Excluir
  55. Olá,

    Tenho cactos no jardim, que algumas folhas estão ficando todas brancas...
    Outra coisa é o pingo de ouro ficando cheio de pontos pretos.
    Como trato isso, pois nunca tive isso no meu jardim antes.
    Pode me orientar,

    Desculpe, sou leiga mesmo...
    Amo meu jardim e cuido das plantas, mas de pragas nao entendo nada.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia,
      esta época do ano temos muitos problemas com pragas de umidade ... mande-me uma foto do problema para ver se conheço e quem sabe possa dar alguma dica.
      []s

      Excluir
  56. oi amiga!!! Amo meu cacto, é uma suculenta na verdade! Está comigo há uns 4 anos e já o mudei de vaso vááárias vezes! Está gigante e estava lindo, até eu descobrir uma invasão de formigas! não sei o que fazer, nunca tinha visto isso! Elas estão construindo formigueiros nos galhos... mesmo eu tentando limpar todos os dias, elas são mais rápidas que eu! tem alguma dica?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      As formigas adoram passear entre os cactos e as suculentas ... além de estragar a planta elas podem trazer pulgões e cochonilhas.
      As formigas são insistentes ... comprar iscas para acabar com o formigueiro é o mais indicado. Compre iscas em agropecuárias ou lojas de jardinagem.
      Se não encontrar as iscas, isole o vaso até as formigas "esquecerem" o caminho para sua planta. Costumo fazer isso construindo uma "ilha" com pratos de vasos. Coloque água com cloro para evitar a criação de mosquitos da dengue.Não deixe a suculenta em contato com a água!
      []s

      Excluir
  57. ola, amigos(a)

    Meu nome é gilvan e possuo alguns mini cactus e fiz uma mistura de terra vermelha,adubo npk 10 10 e terra de minhoca para omini cactus!
    isso podera os prejudicar?se eu estiver feito errado favor me indicar a meneira mais correta de fazer a mistura de terra/adubos e os elementos certos para os minis cactus!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cactos ficam em "estado de dormência" no inverno e não é aconselhado grandes quantidade de adubo.
      O adubo pode fermentar com o frio e umidade dependendo do clima da região.

      Plante somente na terra vermelha e aguarde a primavera para começar a adubar.

      Evite regas excessivas ... isto aumenta os riscos de doenças. Regue somente qdo o substrato estiver seco.

      Excluir
  58. Meu Cacto apodreceu uma parte e bem no meio parece que foi comido por algum tipo de bicho. Ele está plantado em substrato comum, a parte que está comida parece com o cacto da 1 foto. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cacto 1 sem o apodrecimento pode ser mantido, mas se há o apodrecimento fica bem mais complicado pois o tecido da planta já foi "consumido" pela doença.

      Se for uma pequena área, retire com uma lâmina bem afiada e limpa. Passe canela em pó. Talvez possa salvar a planta ...

      Excluir
  59. Olá!!

    Sou mais uma que lhe pede SOCORROOOOOO!!!! Meu cactus cabeça de frade está amolecendo... Há alguns dias mudei de vaso e terra por perceber que estava ficando claro...Uma outra planta minha de pouca água morreu após um "jardineiro" colocar uma terra nela e a mesma mistura foi pro meu cactus. Corri pra acudir, mas está molinho...O que eu faço??? Não sou de molhar ele...Será que errei???? Por favor, me ajude!! Ele veio de Minas pra mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      se eles estiver amolecendo realmente é um problema grave ...
      O fungo pode ter vindo da terra, por umidade, ... são muitos fatores e que são amplificados pelo inverno.
      Lave o cacto, troque de vaso e terra(nova). Costumo aplicar neem para tentar reduzir o apodrecimento.

      Excluir
  60. Olá! queria saber como faço p mandar uma imagem de meu cacto!
    Interessante esse blog. Gostei dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande e-mail para amigosdasplantas@gmail.com . =)

      Excluir
  61. Oi Cíntia! Meu cactus estar muchando enviei fotos para seu email. Tomara q possa me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu,
      já perdi cactos assim tbm ... pelo q estudei são fungos q entram na planta através dos "buracos" abertos dos bichinhos: cochonilhas, aranhas, ...
      Tem algumas vezes q a doença não progride, mas não tenho como prever o q vai acontecer.
      Eu tento salvar, primeiro com a limpeza como vc disse q fez no e-mail das fotos, depois aplico calda bordalesa/fungicida.
      A calda bordalesa vc compra pronto nas lojas de jardinagem.
      E torcer para dar certo.

      Excluir
  62. Oi Cintia tenho que cacto a 3 anos, mais a alguns meses atras eles começaram a ficar todo cheia de bolinha brancas que pelo que vi são cochonilhas, mais depois elas sumiram e ele começou a murcha e ficou todo marrom e está se desfazendo, será que ela morreu ou tenho como salvar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As bolinhas brancas são realmente cochonilhas. Elas matam as plantas aos poucos, mas abrem entradas para outro problema: fungos e bactérias ... O q aconteceu com sua planta foi o segundo. Provavelmente um fungo atingiu sua planta, e rapidamente ela escureceu e deve ter apodrecido. Se a planta é grande dá para retirar a parte atingida com uma faca bem afiada.
      Cactos menores viram água do dia para noite.
      No primeiro sinal de cochonilhas lave a planta com uma escova macia para retirar eles e replante em um vaso novo. Utilize inseticidas de jardinagem para prevenir outra infestação.

      Excluir
  63. Olá Cintia!
    Meu nome é Aline e fiquei cuidando dos cactos da minha irmã nessas férias... enquanto estivaram comigo, colocava para tomar sol, recolhia do sereno e da chuva e aguava cerca de uma vez por semana... qdo viajamos um amigo veio cuidar em casa e qdo chegamos eles estavam um estava beeem escuro e o outro (que parece uns tentáculos) estava com o miolo (de onde saem os tentáculos) amarelado e parecendo ressecado... mas não ficam sem água e já estamos há cerca de 15 dias com eles... o que estava escuro voltou ao normal qdo retomei a rotina, mas o dos tentáculos continuou "ressequindo", coloquei mais água... menos água e nada...
    Chegamos a fazer uma mudinha com medo de q ele morresse, mas antes de "vingarem pra valer, ou vingando não sei... uma semana depois elas começaram a apresentar a mesma cor e aspecto na base....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      provavelmente sua planta está com um ataque de fungos ... as partes q amarelaram e morreram não tem como recuperar.
      Vc fez bem em tentar tirar mudas.
      Pela sua descrição parece ser uma suculenta conhecida como "Medusa"

      Para melhorar as chances de conseguir mudas faça o seguinte:
      - retire uma parte da planta saudável;
      - passe canela em pó na parte "ferida" onde foi o corte;
      - deixe cicatrizar; (normalmente leva de 3 a 5 dias)
      - e só depois plante novamente.

      Excluir
  64. Olá, Cintia! Estou com um grande problema e queria saber se pode me ajudar, pois o que meu mandacaru tem não parece muito com as fotos que você publicou nesse post... Será que posso te mandar fotos por email? Estou desesperada... =(

    ResponderExcluir
  65. Oi Cintia!
    Comprei dois mini cactos ha uns 3 meses. E um deles estava meio mole, entao retirei um pouco de terra só para ver como a base dele está, e está mole, com algumas partes bem escuras, outras com pontinhos pretos e outras verdinho desbotado. Ele nao toma sol, mas fica em um local bem ventilado e rego sempre quando a terra estiver seca. O que está acontecendo? Qual a soluçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cacto sem sol normalmente não dá certo .... são poucos os vendidos q podem ser cuidados sem sol.

      Pelo q vc descreveu parece q seu cacto pegou um fungo q aparece qdo as condições não são ideais: sol, adubação e regas.

      Se a base estiver mole e o cacto for grande dá para fazer uma "poda", cortar as partes podres e deixar cicatrizar e finalmente replantar.

      Excluir
  66. Cintia, passei óleo de neem (diluído em água) com pincel nos cactos e suculentas. Deixei no jardim de inverno onde n tem sol direto.Quero saber se posso passar o óleo sem maiores problemas pois em alguns sites isso n é recomendado.Depois de quantos dias poderei deixá los no sol direto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samy,
      antes de voltar a planta ao sol, lave novamente com água para retirar o produto. (Um dia já é o suficiente para fazer efeito)
      A maior parte dos produtos químicos ou não tem algumas restrições ... podem queimar a planta qdo aplicado em algumas situações. Faz parte do aprendizado do nosso dia a dia, mas vale pesquisar antes e mesmo assim tomar cuidado. =)
      Então aplicar como vc fez já evita o problema sol mais produtos. Cactos gostam de sol, mas os produtos devem ser usados com precaução: sempre obedecendo ao rótulo dos fabricantes.

      Excluir
  67. Olá Cintila, vê se você pode me ajudar a entender o que está acontecendo com meu mandacaru. ele tem cerca de 1,20 de altura e está comigo há uns seis meses apenas. Fica na varanda, com vento e sol da tarde. Molho uma vez a cada 15 dias, bem pouco. Aconteceu de, de repente, sem qualquer alteração de cor ou fungos visíveis, duas de suas hastes menores (aqueles bracinhos que ficam nas laterais) se dobraram na metade da haste, uma das duas até chegou a rasgar um pedaço... Parece que amoleceu naquela parte, mas ao toque continua firme, não apodreceu... Ajuda, pfv!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este cacto costuma ter um fungo q deixa a "pele"/casca com a cor marrom e não apodrece. Acontece normalmente por picada de inseto por onde o fungo ataca.
      Se não amolecer é só ficar alerta qto aos insetos. Vc pode usar inseticidas naturais para evitar este problema.
      Agora se estiver apodrecendo, retire as partes afetadas urgente e passe canela em pó para evitar q passe para o restante da planta.

      Excluir
  68. Olá Cintia,

    Tenho um cacto há alguns anos, mas desde há uns meses que ficou amarelo ferrugem e não sei o que possa ser, mas penso que esteja a morrer...

    Apanha muito sol directo, mas penso que possa ser fungo ou carência, será que me pode ajudar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      pontos com cara de ferrugem costuma ser uma doença msm ... mas vc tem fotos?
      Qq coisa me envie q vejo se posso ajudar.

      Excluir
  69. Gostaria de saber por queo meu cactos sianinha nao deu flor ate hoje,tem algum fertilizante que possa ser usado obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Selma,
      a sianinha gosta de sol. Então além do adubo deve estar em local q tenha sol pelo menos umas 4 horas.
      Vc pode adubar 4-14-8 q é um adubo comum em lojas de jardinagem. Mas prefira adubar na primavera e no verão q as plantas estão mais ativas. O inverno não é o período mais indicado para adubar, replantar, ...
      []s

      Excluir
  70. Cintia, bom dia!

    Tenho um cacto grande que tomou chuva por um certo período, usei alguns dos preparos que você indicou, pensei que ele tivesse melhorando, mas não está. Tem alguma outra opção? Algo que eu posso salvar?

    Se eu mandar algumas fotos ajuda?

    Meu e-mail é:
    tpistorezzi@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      vc pode enviar uma foto para eu ver.
      As dicas q passei são as mais seguras(menos tóxicas), tem os fungicidas e inseticidas usados na agricultura. Uso somente em casos extremos. Claro q precisamos de agrônomos para usar.
      As vezes achamos em lojas especializadas em orquídeas vendendo em pequenas quantidades.

      Excluir
  71. Olá Cíntia,
    Talvez minha mensagem seja enviada 2 vezes, mas como não estou visualizando a que enviei, ratifico:
    Tenho meu cacto há 6 meses e inicialmente até flores dele brotavam. Lindo e verde! Algumas semana para cá ele está ficando feio, fraco, com manchas marrom e esbranquiçado ... Será que posso salvá-lo?
    Enviei uma foto para teu email.
    Adoro teu blog e já está nos meus Favoritos!
    Abç e obrigada!
    Virgínia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi seu email e respondi.:) são cochonilhas.:( vamos ver se as dicas q passei ajudam.

      Excluir
  72. Oi Cintia,

    Meu cacto está com a base marrom e um dos braços meio molengo... O que posso fazer para ele não morrer? Te enviei um email com uma foto.

    Obrigada
    Alana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi seu email e respondi. Vamos ver se conseguimos salvar a planta...

      Excluir

Gostou do blog? Clique aqui!