Bem-vindo ao blog de Cactos e Suculentas!

Conheça mais destas plantas intrigantes, com seus espinhos e delicadas flores!

Como plantar, cuidar e seus nomes. Sempre com fotos para facilitar o entendimento.


Para navegar no blog procure no lado direito os temas na listagem completa, separado por postagem; ou na lista de marcadores, separados por tema.

*** As dicas deste blog são referentes a minha experiência com o cultivo e como colecionadora.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pragas e doenças ...

Normalmente vemos fotos de cactos bonitos e sem nenhum problema, mas de vez em quando aparecem visitantes indesejados ... as pragas.


Fungos e bactérias


Acima um cacto que foi atacado por doença causado por excesso de umidade.
Não tenho estufa profissional, somente uma bancada no quintal e mini-estufas pet, como na foto abaixo, feito de garrafa de óleo (na foto uma adenium se adaptando ao sol) que protege da chuva e da maioria das pragas.


Abaixo vemos uma mancha marrom, tbm causado pela umidade excessiva e fungos.

Agora o meu maior problema: as cochonilhas.
Os cactos tem apresentado duas espécies dessas pragas: uma branca e outra marrom claro.



Agora o mais importante: como combater pragas em cactos e suculentas?
Os engenheiros agronômicos, técnicos agrícolas, e afins, tem como recurso fungicidas e inseticidas sistêmicos. Estes são perigosos e devem ser usados com bastante cuidado, de preferência com uma consultoria profissional. Mesmo porque ... não podemos comprar sem o CREA (documento de registro destes profissionais).
Agora podemos tomar algumas atitudes que podem salvar os cactos e suculentas. Valem para orquídeas e outras plantas também.
Para as cochonilhas temos produtos vendidos em casas de jardinagem e produtos a base de óleo, como exemplo o óleo Neem. Aplique sobre a planta e mantenha a sombra até que o produto esteja bem seco. Faça no final da tarde ou em dias nublados, pois o sol pode literalmente queimar e cozinhar os cactos e suculentas.
Aplique o produto sobre toda a planta.
Outra medida é manter o local onde ficam bem limpo, pois um dos motivos desta praga aparecer são as formigas. As formigas criam alguns tipos de cochonilhas.
Para fungos, ácaros e bactérias podemos usar uma solução de 1 para 10 de água com água sanitária. Borrife a solução sobre a planta atingida, não esquecendo de fazer longe do sol. Podemos usar também solução de fumo, solução com alho e sabão.
Preparo da solução de fumo: pode ser fumo de corda ou o comprado em lojas de jardinagem (este é o mais fácil de usar q vem com a dosagem pronta). Coloque em 2 litros de água 100 gramas de fumo por 24 horas. Para melhorar o efeito pode acrescentar 100 gramas de sabão neutro (não pode ser detergente, ou sabão em pó).Peneire a solução e dilua na proporção 1 litro de água para 5 colheres de sopa da solução e borrife a cada 15 dias.
Preparo da solução de alho: 200 gramas de alho, mais 20 gramas de sabão neutro, e 1 litro de água. Bata no liquidificador depois peneire. A solução concentrada deve ser aplicada na proporção de 1 para 20 de água. Borrife na sombra a cada 15 dias.
As soluções devem ser usadas em no máximo 24 horas após o preparo.
Não é tão eficiente qto os defensivos agrícolas mas pelo menos não é tóxico e não necessita de documentos para a compra dos materiais.
Dicas: para que o efeito se mantenha, faça o processo regularmente, mantenha as plantas infestadas separado das saudáveis além de uma boa nutrição para as plantas.

30 comentários:

  1. Boa noite...
    Em outras plantas já usei K-OTRINE. E este produto mata uma série de insetos, como formigas, pulgões, cochonilhas. Como recentemente comecei a cultivar cactos e um deles veio com cochonilha branca irei utilizar. E´diluído com agua, em lugares fechados, longe das chuvas seu efeito é sentido por mais de 4 meses, basta qualquer inseto passar e logo morrem. Se encontra em agropecuárias, atacados de produtos de limpeza e não necessita-se de receitas para a compra. É derivado do ácido crisantêmico. Creio que uma solução mais fraca sirva para os cactos. Deve ser aplicado com borrifador. Mas como disse irei fazer o teste com os cactos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Quero saber como foi o resultado com os cactos! Se queimou ou foi um sucesso!
      Fiquei curiosa!

      Excluir
    2. Já enviei as fotos por email...
      A resolução não é das melhores, mas dá para ter uma idéia de como estão indo as plantas...
      Jefferson.

      Excluir
    3. Nas fotos realmente os cactos não parecem ter queimado ou algum outro "efeito colateral". Para quem gosta de experiências ... se puderem compartilhar com a gente. =)

      Vou colocar o assunto no grupo discussão do Yahoo!Groups tbm.

      Excluir
    4. Perguntei sobre o produto no grupo SBCS!Yahoo Groups e gostaria de compartilhar com vcs a informação. Segue abaixo o e-mail:

      " É um inseticida piretróide da mesma família que o Decis (Deltametrina). Tarja azul, o que significa “baixa toxidade” mas mesmo assim é preciso cuidado no uso. É irritante para as mucosas e olhos. Cada vez que uso irresponsavelmente sem proteção é um festival de espirros, rsrsrs. É ótimo para cochonilhas. Cuidado com crianças e animais pois tem efeito residual.


      'A democracia termina quando você toma de quem quer trabalhar para dar para quem não quer'
      Thomas Jefferson

      joão carlos "

      Excluir
    5. Mais uma experiência que o produto é bom mesmo... :)

      Excluir
  2. Oi Cintia. Ótimo seu blog. Preciso de ajuda. Tenho um cactus que está com pintinhas esbranquiçadas, não são cochonilhas, parecem com pingos de tinta que quando passo o dedo se esfarelam. O que será que pode ser? Posso te enviar uma imagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente pontos brancos são cochonilhas, mas mande uma foto para eu ver se posso ajudar.

      Excluir
  3. Olá Cintia poderia me dar uma dica de onde consigo adquirir mudas de cactos e suculentas, pode ser pela internet meu email suculentadodeserto@gmail.com
    Aguardo seu contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postei algumas lojas aqui: http://cactoseafins.blogspot.com.br/search/label/sites%20de%20venda

      Excluir
  4. Boa noite Midori,

    Preciso de ajuda urgente! Rs
    Tenho um cacto que a 2 dias atrás estava intacto e de repente ficou murcjo e marrom, o que faço pra recuperá-lo? Acima dessa parte danificada, tem mais um raminho que parece estar normal, verdinho e vivo. Tenho um cronograma de regação 1 vez por semana, na proporção de 1 colher de chá em ml de água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi bem o problema. O cacto inteiro ficou assim ou uma ponta?
      Planta com cor escura normalmente eh fungo/ bactéria...
      Tem foto?

      Excluir
  5. tenho uma ripsalis ou cacto macarrao. esta perdendo seus pedaços mto rapido. oq faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Rhipsalis costumam ser bem rústicas, então é estranho perderem pedaços.
      Tem mais sintomas? Apodrecimento, escurecimento, ...
      Pode ser algum bichinho: lesma, formiga, ... por exemplo. Eles atacam a noite e não vemos. Experimente um lesmicida ou coloque armadilhas. (as lesmas gostam de chuchu)

      Excluir
  6. Tem algum outro sintoma? Apodrecimento por exemplo?
    Este cacto não costuma apodrecer... Normalmente o mais comum são lagartas ou lesmas q atacam a noite.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Cintia. Vc tem notas, documentos, artigos ou similares sobre a sua experiencia com cactos e suculentas? Estou interessado em aprender com vc a cuidar dos meus cactos. Meu email. quesada1964@hotmail.com
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique,
      não tenho artigos meus. Coloco minhas experiências e assuntos q acho interessante aqui no blog e no Facebook(Página de cactos e suculentas) que divido com uma amiga.

      Excluir
  8. Boa tarde, Cíntia!
    Tenho um mandacaru de 1,50 m. Estou mt triste pois a sua base está ficando toda marrom e avançando rapidamente pela sua extensão. Devo cortar e replantá-lo ou tentar usar algum produto? Gratidão. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      se a parte escurecida estiver mole, deve ser retirado/cortado imediatamente.
      Se a base estiver comprometida, mesmo assim corte toda parte atingida e passe canela em pó. Deixe cicatrizar/secar o corte e replante em novo vaso e substrato.
      Se não estiver mole ... o caso não é tão grave. Provavelmente existe algum tipo de bichinho atacando e um inseticida de planta resolverá. O marrom não some, mas se o inseticida fizer efeito não vai evoluir a mancha.

      Excluir
  9. tenho um problema , comprei 6 mudas de pitaya no mercado livre , só que os caules estão ficando brancos e depois passando pra marrom. fui numa engenheira agrônoma , falou para colocar o cacto no sol direto , não molhar por causa do clima do rj que tem umidade de 70 para 90%. não molho mais mesmo assim ta aparecendo essa praga. fungos. ela mandou passar a cada 15 dias uma solução.

    ResponderExcluir
  10. uma duvida , quantas vezes e de quanto em quanto tempo coloco a solução de agua e agua sanitária ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo usar ao replantar ou qdo desconfio q tem algum problema. Não uso periodicamente.

      Excluir
  11. Ótimas dicas! Estou com problemas de cochonilhas em um dos meus cactos. Estava pesquisando na net sobre tratamento para essa praga e achei o seu blog. Vou seguir suas dicas para o tratamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente em poder ajudar. :)

      Para evitar cochonilhas de vez em qdo regue generosamente, como se fosse um banho. Assim como na natureza as vezes uma boa chuva lava a sujeira.

      Mesmo os cactos, em sua maioria, não gostando de muita água ... De vez em qdo não faz mal. Ajuda a prevenir algumas doenças.

      Excluir
  12. Meus cactos estão com os espinhos amolecidos.o caule está bem só os espinhos estão inofensivos .aguardo respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi deste problema aqui na minha coleção ... me mande mais informações para eu ver se acho algo a respeito. Mande uma foto do cacto, e do problema. Se tiver a identificação ajuda bastante.

      Excluir
  13. Olá cintia preciso da sua ajuda. Ganhei um cactus com uma mancha marrom no talo ,um bom pedaço.minha preocupação e saber o que será e agora seus galhinhos na dobrinha também estão com essas manchas ainda pequenas. E também minha begonha apareceu manchas como ferrugens o que faço ? Estou enviando imagens tanto da Begonha, quanto do Cactos.

    ResponderExcluir
  14. Estou com problemas com colchonilhas de raíz e de carapaça nas minhas suculentas, fiz uma pesquisa e estou replantando tudo, passei calda de fumo e borrifei óleo mineral, mas agora as que eu passei o óleo estão com as folhas todas caindo, estou muito triste, o que eu faço? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As folhas caindo não são bom sinal...

      Antes de vc passar os produtos vc retirou as cochonilhas? Lave a planta com uma escova macia para não machucar mais ainda.

      As cochonilhas são bichinhos "abrem" feridas por onde entram fungos... E o inverno e frio ajudam a piorar.

      Retire as filhas q estiverem doentes pois elas já não funcionam mais e podem estar guardando fungos.

      Lave a planta e retire o óleo. Os óleos para plantas são bons para evitar cochonilhas... Evitar e não para resolver.

      Use inseticida de jardim para evitar q elas não se reproduzam mais.

      Não sei a gravidade em q planta se encontram, mas se for poucas cochonilhas ela deve sobreviver. Se for um ataque severo... Pode ser complicado.

      As suculentas e cactos não gostam de muita água, mas de vez em qdo dou um banho. Estas pragas detestam plantas bem limpinhas.

      Reforço.... Banho de vez em qdo. Sempre pode ser problema.

      A gente aprende a medida certa no dia a dia.

      Excluir
  15. Devem ser fungos. Se estiver amolecido, vai ser difícil de salvar. Todas as partes atingidas devem ser retiradas.

    Cuidado q tem algumas plantas q tons escuros e não estão doentes... Veja fotos da mesma planta em sites e compare antes de podar para ter certeza.

    A ferrugem eh bem complicada...

    Este tipo de problema costuma acontecer em locais com pouca ventilação. Begônias são bem sensíveis a fungos e suas folhas derretem... Literalmente.

    O ideal eh replantar uns 5 dias depois da poda.
    Use canela em pó para proteger a cicatriz.

    Para usar fungicidas q seria bom neste caso só com receita de agrônomo... O melhor mesmo eh prevenir.

    ResponderExcluir

Você pode gostar destas publicações