quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Cactos de Sementes

Como plantar cacto e suculentas de semente!

As sementes ...
Vc pode comprar as sementes ou colher as sementes(clique aqui e veja como achar as sementes)

Após conseguir as sementes, providencie um pote transparente com tampa para usar como estufa. Uma boa solução é usar garrafas de pet reciclado. Mas atenção, não use as garrafas verdes nem coloridas... elas bloqueiam a luz e as plantas precisam dela para fazer a fotossíntese.

O q não dá para ver na foto é o detalhe do substrato (terra+areia). Peneire o substrato, faça uma camada grossa no fundo. Depois coloque uma camada da parte fina. Isso manterá a umidade ideial para a germinação sem umidade exagerada. Coloque umas 2 a 3 colheres de sopa de água e deixe a terra absorver. Coloque as sementes distribuidas pela superfície. E peneire uma camada bem fina sobre as sementes (bem fina mesmo). Feche a mini-estufa e mantenha fechada até germinar. Para saber se tem água suficiente, deve formar no plástico transparente uma camada de água como na foto.
*dica especial para semente de Lithops. Não faça a camada de cobertura, pois as sementes são tão pequenas (sementes de cactos e suculentas são pequenas mas da Lithops ganha...) q o peso da fina camada prejudica...

Deixe a garrafa em um local iluminado (não deixe direto no sol).
Entre 5 a 7 dias elas devem começar a germinar!

*nesta foto vc pode ver como são os brotos (cada tipo tem uma característica, mas vai ser parecido)

*nesta foto com umas 3 semanas, já sem tampa! Regar qdo estiver seco. Deixar em local iluminado.



*nesta foto com 3 a 4 meses, já com alguns períodos de sol. Note a mudança de cor.


*agora com 6 a 7 meses, aqui já tomam sol direto. A foto mostra quase o tamanho real. Note q tem dois tipos diferentes no mesmo recipiente: um alto e verde, outro baixo mais cor de terra.

Logo ele estará parecido com uma miniatura da planta mãe, será o momento de replantar!
Para começar a plantar cactos de sementes, experimente com tipos q germinam rápido. Uma sugestão é a Mammillaria prolifera.

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos