sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Dicas de como cuidar de cactos

Após conseguir plantar cactos de sementes ou adquirir pequenas mudas, o que fazer para eles se desenvolverem, e de preferência rapidamente?

Os produtores profissionais dispoem de estufas, fertilizantes e mecanismos automáticos. E nós que plantamos cactos em casa?

Fiz uma experiência que tem dado certo! Mini-estufas, e novamente entram as reciclagens de garrafas de PET.

Planto em vasos definitivos, proporcionais ao tamanho atual da planta. Faço o replante, rego e coloco a garrafa pet. O excesso de água escorre normalmente pelo fundo do vaso e a umidade que fica na estufa é absorvida pelo cacto.
Em comparação aos cactos que estivereram em condições ambientes, estes das mini-estufas tiveram o crescimento acelerado em aproximadamente 25%.




Abaixo a maneira tradicional ... sem grandes resultados ... talvez eu ainda use um saco plástico para poder envolver a sementeira por completo.

Esta experiência com pet foi feita na região de SP, não sei se o efeito do sol no norte e nordeste brasileiro faz diferença ... quando iniciei a experiência fiquei receosa em cozinhar o cacto ... se alguém puder deixar o feedback aqui de sua região será ótimo!

Os adubos ...Tenho usado o adubo de orquídeas para crescimento. No inverno os cactos não gostaram nem um pouco ... chegaram a morrer. Acredito que o metabolismo não permite a absorção dos nutrientes. Quer saber mais sobre adubos para cactos e suculentas? Clique aqui.

Na primavera/verão, o resultado é ótimo! Inclusive para floração!
E no tempo frio ... ajuda a manter suas plantas saudáveis, pois simula uma estufa de inverno.

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos