A terra ideal para cactos e suculentas depende da origem da planta.
Para ilustrar... plantas de deserto precisa de substratos arenosos; as de matas tropicais de com alto teor orgânico, ...
Cada solo tem uma característica física/química. De fácil escoamento de água ou não , ph (ácido, neutro, ou alcalino), rico em matéria orgânica, ...
Complicado?! Tbm acho... então uso fórmulas q considero básico.
Um solo q não acumula água e com nutrientes, mas não exageradamente.
Para manter a umidade do solo sem exagero temos a terra virgem, conhecido como terra de barranco ou terra sem uso. Normalmente são vermelhos ou marrons amarelados, e são considerados argilosas.
Use uma peneira grossa para desfazer os blocos compactos. Ela deve ficar com a aparência da foto acima.
Os nutrientes e as fibras(q são essenciais para arejar) ficam por conta da compostagem q faço com esterco de galinha e serragem, ou com a compostagem de restos de alimentos tbm com serragem.
Fazer compostagem merece uma postagem inteira... então para facilitar, compre um composto orgânico pronto e estável(coloque a mão sobre o composto, se estiver quente não é bom... deve estar frio e sem cheiro ruim).
Compre um pouco de areia tbm. Areia de rio, ou de construção. Lave e deixe secar.
E um último item incomum de se ouvir: calcário.
Este aqui serve para duas coisas, controlar a acidez(química... o q importa é q na maior parte das terras orgânicas precisam deste produto) e para ajudar na nutrição.
Nas casas de produto agricola é fácil de achar com o nome de calcário agrícola, ou corretor de solo.
Agora se vc não sabe onde tem uma loja dessa... nos "Gardens Centers" ou lojas de jardinagem tem o produto com nome de calcário dolomitico ou corretor de solo.
Se vc não achar nenhum tipo de calcário... cinzas de forno a lenha ajudam... não é ideal, pois pode conter impurezas, como restos de alimentos e gorduras... o q seria péssimo para as plantas... se essa for sua única alternativa... procure a parte q não contenha contaminantes, só a madeira queimada é o q interessa.
Normalmente são brancos ou cinzas claros. Pode ser granulado ou em pó. O mais comum é em pó.
Na embalagem vem a instrução da quantidade a ser usada.
Uma parte de terra, uma de areia, uma de adubo(composto orgânico) e o calcário.
Misture bem.
A cor da mistura vão depender dos ingredientes.
Se vc não acha nenhum desses produtos na sua cidade... opte pela terra pronta para jardineiras. Normalmente já vem com uma ótima mistura.
Sempre fique atento... antes de plantar... prepare um vaso sem planta. Regue bastante e veja se a água não acumula.
Se a água escoa rapidamente. Agora é só usar a mistura.
Esta "formula" é uma genérica, funciona para a maioria... mas para plantas difíceis, para nós q não somos agrônomos é um desafio...
Eu faço variações da mistura e testo qual é a melhor.
Normalmente suculentas de lugares úmidos preferem mais matéria orgânica, e de lugares secos solos mais pobres e com menos adubo(menos não é retirar o adubo).
Não existe substrato perfeito para todas os gêneros... portanto... só a experiência resolve.
Dica: para um ótimo cultivo é essencial a combinação de bom substrato, ótima rega e uma adubação equilibrada.
Tem uma outra postagem q fiz sobre substrato, mais uma receita: https://cactoseafins.blogspot.com.br/2011/07/plantando-um-cacto-passo-passo.html?m=1