Bem-vindo ao blog de Cactos e Suculentas!

Conheça mais destas plantas intrigantes, com seus espinhos e delicadas flores!

Como plantar, cuidar e seus nomes. Sempre com fotos para facilitar o entendimento.


Para navegar no blog procure no lado direito os temas na listagem completa, separado por postagem; ou na lista de marcadores, separados por tema.

*** As dicas deste blog são referentes a minha experiência com o cultivo e como colecionadora.
Google
 

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Dicas de como cuidar de cactos

Após conseguir plantar cactos de sementes ou adquirir pequenas mudas, o que fazer para eles se desenvolverem, e de preferência rapidamente?

Os produtores profissionais dispoem de estufas, fertilizantes e mecanismos automáticos. E nós que plantamos cactos em casa?

Fiz uma experiência que tem dado certo! Mini-estufas, e novamente entram as reciclagens de garrafas de PET.

Planto em vasos definitivos, proporcionais ao tamanho atual da planta. Faço o replante, rego e coloco a garrafa pet. O excesso de água escorre normalmente pelo fundo do vaso e a umidade que fica na estufa é absorvida pelo cacto.
Em comparação aos cactos que estivereram em condições ambientes, estes das mini-estufas tiveram o crescimento acelerado em aproximadamente 25%.




Abaixo a maneira tradicional ... sem grandes resultados ... talvez eu ainda use um saco plástico para poder envolver a sementeira por completo.

Esta experiência com pet foi feita na região de SP, não sei se o efeito do sol no norte e nordeste brasileiro faz diferença ... quando iniciei a experiência fiquei receosa em cozinhar o cacto ... se alguém puder deixar o feedback aqui de sua região será ótimo!

Os adubos ...Tenho usado o adubo de orquídeas para crescimento. No inverno os cactos não gostaram nem um pouco ... chegaram a morrer. Acredito que o metabolismo não permite a absorção dos nutrientes. Quer saber mais sobre adubos para cactos e suculentas? Clique aqui.

Na primavera/verão, o resultado é ótimo! Inclusive para floração!
E no tempo frio ... ajuda a manter suas plantas saudáveis, pois simula uma estufa de inverno.

22 comentários:

  1. Estou adorando as dicas. Amanhã mesmo irei preparar as estufinhas. Super obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =) Depois manda as fotos! Fico curiosa com os resultados!
      As vezes até uma nova dica para dividir com os leitores!

      Excluir
  2. areia media e bom para drenagem dos cactos? posso decha na chuva? pq logo logo vem o verao o sol forte e gostaria que elas aproveitassem a chuva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixando o substrato bem drenado os cactos podem pegar chuva. Mas se a chuva for por meses seguidos, como ocorre em alguns lugares do Brasil ... é melhor um ambiente coberto. Assim vc controla a quantidade de regas.

      Excluir
  3. Olá Cintia, me chamo Jorge e tenho um cacto há três anos, ele cresce mas não engorda, tenho que fazer suportes com palitos de churrasquinho senão ele tomba, já o transplantei para um vazo maior, já troquei o substrato, já adubei e nada. Ele continua a se ramificar sempre nas extremidades. O que faço?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      as plantas em geral q ganham altura e não desenvolve normalmente são por falta de luminosidade. Eles sofrem o estiolamento: alongamento. Muitas vezes a mesma ganha uma coloração verde bem clara, chegando ao amarelo. Não conseguem fixar.
      Se for este o caso, escore o cacto e procure um local onde receba maior insolação.

      Excluir
  4. olá! que maravilha ter achado seu blog! sinceramente, foi o melhor texto sobre cactos que li! parabens!
    minha duvida é a seguinte, espero que possa me ajudar:
    comprei um mandacaru de pouco mais de 45cm e gostaria de coloca-lo numa sala comercial que nao recebe muita luz e fica fechada nos finais de semana. Corro risco de perder meu espinhoso? ele ficara sem ventilacao por pelo menos 2 dias na semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito contente com seu comentário! =)

      Sobre o cacto em escritórios ... não é o mais indicado. Ele pode ficar bem por umas semanas e depois a tendência é ficar doente.

      Gosto de plantas mas são poucos cactos e suculentas de sombra. A Rhipsalis vai bem e é pendente.

      Excluir
  5. Oi Cintia, meu cacto coroa de frade esta com um pedaço amarelado e abriu o tecido no pé, o que pode ser ? A foto dele está aí no perfil meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei a foto no seu perfil. Qq coisa poste no facebook/cactoseafins.
      Qdo o tecido já está aberto e amarelado o fungo já "destruiu" a planta ...

      Excluir
  6. Sou Michelle Amorim, eu tenho um cacto cora de frade e fazem 5 meses q ele não cresce... como devo cuidar dele..... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns cacto demoram no desenvolvimento ... cacto cabeça de frade é um deles.
      De qq forma para um bom desenvolvimento é acertar nas regas, insolação e adubação mensal nas épocas quentes.

      Excluir
  7. oi tenho um cacto de uns 5 ctm a 3 dias... já esta com florzinhas mas estou achando estranho que estão com seu espinho com uma cor queimada.. gostaria de saber como cuidar disso e o que causou?

    E-mail.. mandika.ton@gamil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda,
      tem fotos?
      Os cactos são vendidos com "flores" em algumas lojas. "Flores" entre aspas porque são flores espetadas ... e o cabinho da flor é um marrom claro.
      Agora se for o espinho msm preciso ver fotos.

      Excluir
  8. Olá...
    meu cactos se apresenta com caule amarelado esverdeado e amolecido a tal ponto de eu conseguir dobrá-lo.. o que eu posso fazer? ele esta em um mesmo jarro com alguns outros, devo separá-lo? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo o cacto amolece não tem jeito ... então qq sinal de problema separe sempre as plantas saudáveis das doentes.

      Excluir
  9. Olá, meu cactos é de porte pequeno e está amarelo esverdeado e seu caule está tão duro que consigo dobrá-lo, o que eu posso fazer? Ele fica em um jarro em contato com mais 3 cactos, devo separálo?? obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá Cintia...parabens pelo blog,enfim...tenho um pequeno cacto globoso desde fevereiro desse ano,ele tem espinhos marrons e a parte de cima dele(coroa)espinhos e "Pêlos" brancos,será q ele dá flor?quando?se eu nao me engano,o queridinho é da espécie Coryphantha...me ajudeee quero flores delee

    ResponderExcluir
  11. Olá Cintia!

    Tenho 5 mini-cactus plantados em um mesmo aquário de vidro.
    Entretanto, gostaria de faze-los crescer, pois, já tenho a uns 6 meses.
    Aí, fiz essa estufa, e as flores deles passam - agora - mais tempo fechadas.
    Será que é arriscado coloca-los em uma estufa mesmo eles não sendo mudas?
    E sobre as flores..oq significa esse fechamento?

    obs: moro em Curitiba, ou seja, o tempo está quase sempre chuvoso e úmido.

    Obrigada!
    Giovana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      provavelmente seus cactos não estão crescendo devido ao espaço q tem. Vc conheço os Bonsai? São mini-árvores q plantados em vasos não crescem. E para os cactos são parecidos.
      Para a planta(cacto ou outro) crescer e florescer precisam de um ambiente parecido com o lugar de origem.
      Não há problema em cuidar em estufas. Elas até vão bem pois estão protegidas. As flores dependem de vc acertar a luz e as regas.
      Qto ao fechamento das flores ... provavelmente o cacto "achou" q não ía ser o melhor dia para a flor ser polinizada ... Isso realmente chateia a gente. Esperamos o botão abrir e no dia certo chove ... ela abre pela metade e morre.
      Atualmente estou em local bem parecido com o seu e fui mudando as plantas de lugar até achar o lugar ideal ... demora mas vale a pena!

      Excluir
  12. minha rosa de pedra esta com mancha roxa como estivesse queimada depois começa a murchar e despreende agua,o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode ser queimadura de sol. Qdo a planta recebe regas sob o sol.
      A outra coisa q costuma acontecer é um ataque de fungo/bactéria ... entra por picada de inseto ou algum "machucado".
      Retire a pétala atingida pois ela não tem como recuperar e pode contaminar o restante da planta.
      Dicas para evitar este problema: não regar a planta q estiver ao sol e verifique sempre a presença de insetos.

      Excluir

Você pode gostar destas publicações