Bem-vindo ao blog de Cactos e Suculentas!

Conheça mais destas plantas intrigantes, com seus espinhos e delicadas flores!

Como plantar, cuidar e seus nomes. Sempre com fotos para facilitar o entendimento.


Para navegar no blog procure no lado esquerdo os temas na listagem completa, separado por postagem; ou na lista de marcadores, separados por tema.

Você quer contribuir para melhora deste site? Entre em contato por e-mail: amigosdasplantas@gmail.com

*** As dicas deste blog são referentes a minha experiência com o cultivo e como colecionadora.
Google
 

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Dicas de como cuidar de cactos

Após conseguir plantar cactos de sementes ou adquirir pequenas mudas, o que fazer para eles se desenvolverem, e de preferência rapidamente?

Os produtores profissionais dispoem de estufas, fertilizantes e mecanismos automáticos. E nós que plantamos cactos em casa?

Fiz uma experiência que tem dado certo! Mini-estufas, e novamente entram as reciclagens de garrafas de PET.


Planto em vasos definitivos, proporcionais ao tamanho atual da planta. Faço o replante, rego e coloco a garrafa pet. O excesso de água escorre normalmente pelo fundo do vaso e a umidade que fica na estufa é absorvida pelo cacto.
Em comparação aos cactos que estivereram em condições ambientes, estes das mini-estufas tiveram o crescimento acelerado em aproximadamente 25%.




Abaixo a maneira tradicional ... sem grandes resultados ... talvez eu ainda use um saco plástico para poder envolver a sementeira por completo.

Esta experiência com pet foi feita na região de SP, não sei se o efeito do sol no norte e nordeste brasileiro faz diferença ... quando iniciei a experiência fiquei receosa em cozinhar o cacto ... se alguém puder deixar o feedback aqui de sua região será ótimo!
Os adubos ...Tenho usado o adubo de orquídeas para crescimento. No inverno os cactos não gostaram nem um pouco ... chegaram a morrer. Acredito que o metabolismo não permite a absorção dos nutrientes.
Agora na primavera/verão, o resultado é ótimo! Inclusive para floração!

87 comentários:

  1. Obrigada pela dica do adubo, e outras mais! Iniciei minha coleção há pouco mais de um mês, tenho 15 suculentas, mas ainda não sei o nome de nenhuma delas... estou procurando. Algumas estão crescendo rápido, outras continuam na mesma e (ainda) não (matei) morreu nenhuma. ;]

    ResponderExcluir
  2. Moro no RJ, aqui tb tem dado muito certo fazer estufas.

    ResponderExcluir
  3. moro no RJ aqui tb tem dado muito certo a utilização de mini estufas

    ResponderExcluir
  4. Eu ganhei da minha vizinha o cacto que ele tinha plantado no jardim da casa dela, ela arrancou da raiz e me deu .. Daí cheguei em casa e plantei aqui, num jardim que estou fazendo .. Simplesmente plantei, sem adulto, sem nada .. Nas casas da vizinhança, tem muitos cactos.. andando pelas ruas, encontro muito mesmo, mas não são daqueles bonitinhos, são daqueles tipo mandacaru .. O que devo fazer ? Já plantei .. e dei uma leve molhadinha nele ..
    Não quis molhar muito, porque já tive uma péssima experiencia, minha funcionária, derrubou um balde de agua nos meus cactos, que estava grandinhos, já tinha dado até flores ... eram lindos .. numa forma de bola .. daí ela derrubou agua neles, e nao tirou a agua .. e eu não percebi .. no outro dia quando vi, (nervosa claro) tirei a agua deles, mas não resistiram .. apodreceram .. parece que sugaram toda a agua e daí ficaram moles ... MORRERAM ..! E eu nunca coloquei nenhum adulto especial neles .. só colocava casca de algumas verduras ... de vez em quando ... e melhava a cada 15 dias ..
    Mas esses eu ja comprei no vaso e não tirei ..
    E esse outro que eu plantei hoje, foi tirado de um jardim pela raiz e eu plantei aqui ...
    Ah vcs entenderam .. O que fazer ??

    ResponderExcluir
  5. fiz a esperiencia vamos ver se da certo sou de sp

    ResponderExcluir
  6. Comprei um cacto hoje ele parece uma mão c/ 7dedos kkkk' bom ñ sei como cuidar direito é o meu primeiro mais vou tentar fazer tudo certo
    bjx meu twitter @suelensucars

    ResponderExcluir
  7. Oi!! meu nome é Lauren e eu comprei um cactozinho d 4 centimetros..... ja deu flores.... mas ele está crescendo e eu naum sei tranpassar ele para um vaso maior,ja me machoquei muito om os espinhos e naum quero me machocar d novo como eu passo ele para outro vaso sem tocar nos espinhos???? se alguém souber me mande um email o meu email é lauren-mottin@hotmail.com. ahhhh e ele tem forma de arvore com espinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dobre uma ou duas folhas de jornal, de maneira que fique bem grossinha, enrole em volta do cactus segure e transplante.

      Excluir
    2. A manipulação com cactus ou qualquer outra espécie que tenha espinhos, devem ser manipulados com luvas, até porque, geralmente os espinhos carregam toxinas que causam inflamação ou alergia.

      Excluir
  8. eu tenho 9anos e tenho varios cactos eu amo e vc me ajudou obrigada ...



    assi:karolina s.s

    ResponderExcluir
  9. nossa gostei da dica vou fazer essa esperiencia

    ResponderExcluir
  10. Oi Cintia,

    Moro em Salvador. Ganhei uns cactos para por na minha mesa de trabalho. Ainda mudas, mas estão crescendo. Quase todas as manhãs tomas sol e com frequência, a tarde também.

    Não sabia da idéia da estufa. Achei ótimo. Vou esperimentar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Lauren,
    para segurar os cactos, use uma tira de jornal como cinto. Também tem a opção de usar um pegador de macarrão(tipo uma pinça grande), mas neste caso cuidado para não machucar o cacto.

    ResponderExcluir
  12. Moro no Rj ... comprei recentemente um cacto , ou melhor vieram 4 no vasinho. sempre fui apaixonada por essas plantas e gostaria de saber , sobre suas fases de crescimento e se a minha espécie tem floração ... a minha é : Veiling Holambra.
    e por incrivel q pareça , já as tenho a mais de uma semana e elas não crescem , só engordam kkk
    ficam no meu quarto que é bem abafado e as rego de 3 em 3 dias . essa atitude é correta ?
    e exposição ao sol de 2 em 2 dias ?

    ResponderExcluir
  13. Cactos demoram para crescer ...
    Qto ao local, o importante é terem sol a maior parte do dia e as regas semanais são as indicadas.

    ResponderExcluir
  14. Tenho um Cactos com 2mt e agora as pontas próximo aos espinhos estão escurecendo, como se estivessem queimadas. O que fazer?

    ResponderExcluir
  15. Daro,
    normalmente as manchas escuras estão ligados a bactérias e fungos por causa de umidade (pode ser regas/chuvas, ou alta umidade do ambiente).
    Pelo tamanho do cacto acredito que ele esteja em área externa, então não teria como diminuir as regas. Uma alternativa para tentar melhorar é aumentar a imunidade da planta. Tente usar o fosfito de potássio que ajuda a planta a ficar mais forte.
    Normalmente casas de produtos agrícolas tem a venda.

    ResponderExcluir
  16. Cintia, meu nome é Iara e tenho uma medía coleção de orquídia e uma micro coleção de cactos e suculentas. Comecei a colecionar por que uma amiga me deu várias mudas, depois fui comprando. Contudo, tenho 3 cactos que comprei em maio de 2010 que plantei sobre pedrisco, O homem que me vendeu mandou plantar assim, porque ele crescia sobre pedra em sol pleno. Recomendou que eu nunca molha-se, só água da chuva.

    ResponderExcluir
  17. Continuando o assunto, mantive o cactos do jeito recomendado mas até hoje ele não deu sinal de florada. Um deles morreu afogado com uma chuva de doido que durou três meses aqui na região que moro (Corumbá-MS), agora gostaria de saber o que fazer. Ou se estou agindo errado. Tenho foto do cactos mas não sei colocar em blog. Iara

    ResponderExcluir
  18. Olá Iara,
    cuidar de cactos como todas as plantas é um processo de aprendizado ...

    Uma dica é nunca deixar seu cacto sob uma quantidade imensa de chuva ... realmente vai se "afogar" - dá fungo, apodrece, ....

    Floração ... isso varia de espécie para espécie ... mas no geral o cacto gosta de um bom substrato com boa drenagem (o q não é só areia e pedra ...). No blog tem alguns passo a passo com dicas de substratos. E o sol também é um fator importante.

    No verão vc pode adubar para dar uma ajudinha na floração.
    []s
    Cintia

    ResponderExcluir
  19. ola,

    gostei muito de seu blog. Parabens!!!

    caso tenham intenção em doar sementes de qualquer cactos por favor entrem em contato. meu email pablusalmeida@gmail.com

    fiquem com Deus.

    pablo

    ResponderExcluir
  20. Olá Pablo,
    no momento não tenho sementes para doar ... mas as comunidades nas redes sociais tem sempre campanhas para distribuir sementes.
    Procure no Orkut ou Facebook as comus de Cactos.
    []s

    ResponderExcluir
  21. Olá.

    Você deixa a tampa da pet um pouco aberta? Ou fica sem entrar o ar mesmo?

    []s

    ResponderExcluir
  22. Olá Leonardo,
    fica fechada msm. Uma mini biosfera!
    []s

    ResponderExcluir
  23. Esses cactus vermelhos hibotan, se nao me engano nao morrem se plantados diretamente na terra?

    ResponderExcluir
  24. Olá Biólogos na Rede,
    em teoria morrem ... mas já ouvi dizer que alguns enraizam e perdem o vermelho ... tornam-se praticamente verdes para poder produzir a clorofila. Eu não consegui ter sucesso com este cacto diretamente na terra.
    []s

    ResponderExcluir
  25. Comprei recentemente alguns vasos cactos desses que vendem em supermercado. Alguns coloquei na sala próximo da janela e outros dois ao lado do meu monitor. Com aproximadamente 3 semanas os que estavam próximos ao monitor desenvolveram muito mais, chegando a crescerem quase 1,5 cm (comparo com um porta lápis ao lado). Isso tem alguma explicação tecnica ou é pura coincidência? Pensei em muda-los de lugar mas fiquei com pena pois já que estão se dando bem ali não tenho coragem de tira-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MAGB,
      nossa! Isto eu não conhecia ...
      Uma pergunta: o monitor é daqueles de tubo ou o fininho? O calor do monitor com tubo produz pode fazer um "efeito estufa" ... isso é um "chute"...
      De qq jeito uma novidade a estudar.
      Aprendi com alguns amigos orquidófilos mas acho q vale para qq planta: se a planta está "feliz" não mude de lugar.
      []s

      Excluir
  26. Cintia adoro seu blog e aprendi a extrair sementes de cactos com vc!! o unico tutorial em portugues da net... aqui em manaus as estufas deram mt certo tbm, com apenas 3 dias eles brotaram, axo um record rss. abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Gabrielle, 3 dias?! Realmente muito legal! Será q os cactos tbm vão para o Guinness Book? rssss

      Excluir
  27. Essa estofa é de mais,mas o meu cato e maior tem cerca de 7cm de cima a baixo e 7cm dum lado ao outro.
    A outra solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para vc a solução não seria tão simples, mas dá para dar um jeito.
      Vc pode construir uma mini estufa com madeira e plástico. Faça estrutura de madeira e use o grampeador para prender o plástico transparente.
      Não costumo fazer isso, pois o objetivo normalmente são o desenvolvimento dos cactos novos ... mas se tiver sucesso avise q eu ficaria contente em publicar este experimento.
      []s

      Excluir
  28. Cintia a estufa aqui em Olinda Pernambuco deu muitoooooooooooooo certo, e como aqui até o inverno e quente ela faz milagres, kkk, tbém serve filme de embalar alimentos na boca do vaso(temdo de deixar um espaço de dois dedos da boca até o substrato), funciona do mesmo jeito, e se for de especies já adaptadas, nossa da uma explosão de mudinhas, assim que vi seu post fiz com mandacaru, bem agora estou preocupada onde vou plantar 69 mudinhas que consegui, e que sei ficaram com uns 6 ou 7 m ou mais, fiz tbém com coroa de frade, esse foram menas mudinhas, o que pude perceber é que a estufa seja qualquer uma das duas formas funcionam que é uma beleza, e em lugares mais quentes funcionam ainda melhor.
    Obrigada pelos posts eles ajudam bastante, Sumaya.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente qdo recebo os comentários das experiências! Obrigado por dividir com a gente!

      Excluir
  29. Olá, meu nome é André e eu tinha um cacto com os espinhos todos pretos assim que metio o mini cacto na mini estufa os seus espinhos começaram a secar. Diga o que tenho que fazer para que fiquem novamente pretos ou será que já não há cura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André,
      não entendi bem o q ocorreu ... mas os espinhos costumam ser secos msm. Não posso supor nada sem mais infos e fotos.

      Excluir
  30. cinthia fiz a estufa para o meu cacto, qria saber de qnto em qnto tempo tenho q colocar agua nele

    Guilherme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,
      enqto a estufa estiver fechada não precisa regar. Somente quando ela for aberta para aclimatação e plantio definitivo.
      []s

      Excluir
  31. Olá Cintia!!!
    Eu e meu marido começamos a colecionara catos, compramos 3 espécies diferente. Gostaria de saber o nome delas, mas já procurei e até agora não encontro nenhuma foto parecida com os cactos que nos temos. Você pode me ajudar?

    Meu e-mail é: semirinhavet@hotmail.com ou semirinha.vet@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Semirames,
      mande um e-mail com as fotos e vejo se eu conheço. Para identificação aconselho procurar grupos de colecionadores: comunidades do Orkut e Facebook por exemplo onde tem alguns especialistas em identificar.
      []s

      Excluir
  32. Cintia, boa noite!!!

    Adorei seu blog, tem várias dicas muito boas e simples.
    Gostaria de saber se pode me ajudar com meu cacto, que é bem grande e fica dentro de casa (moro em apto). Moro em Curitiba/PR.
    É lindíssimo, porém agora no inverno escureceu e está com umas manchas perto da base (é plantado em um vaso com terra), e na extremidade aparecerão uns "tufinhos" brancos.
    Eu acho que tudo é em função da umidade,pois tem chovido muito por aqui e a temperatura não passa dos 12ºC, mas não sei ao certo.
    Será que posso lhe enviar um e-mail com fotos???
    O meu e-mail é priscila.tomain@gmail.com.
    Obrigada, por hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      o inverno mais umidade não é a melhor fórmula para os cactos e suculentas ... as vezes tbm perco alguns.
      O que vc descreve realmente parece por causa da umidade.
      Suspenda as regas, no máximo 1 vez a cada 15 dias para dias chuvosos(a não ser que faça sol por muitos dias).
      Pode enviar e-mail, de repente posso ajudar. amigosdasplantas@gmail.com
      []s

      Excluir
  33. ola´!
    meu nome é josy,e quero saber como cuidar dos mini cactos??? comprei ontem tres mini cactos mas não sei nada sobre eles rsrs
    els são lindos pequeninos e com flores rsrs
    quero que me ajude ! nçao entendi nda sobreo assunto estufa !
    eles crescem? quero aprender a cuidar deles pois são muito lindos ! me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josy,
      são poucos os cactos "miniaturas" e vendidos com flores. Provalmente são cactos ainda novos que devem crescer e as flores são espetadas ... o que é mais comum.
      Se as flores forem artificiais é interessante retirar ...
      Cuidados básicos para cactos: sol e poucas regas(sempre quando não estiver sob sol).
      Sobre a estufa pet, experimente ver este link:http://www.cactoseafins.blogspot.com.br/2008/01/cactos-de-sementes.html
      []s

      Excluir
  34. Oi Cintia!

    Parabéns pelo blog! Sempre gostei de cactus e suculentas, mas não sou boa com plantas e acabo matando todos as minhas plantas -.- Mas o último cactus que ganhei já fez um ano, e me animei a tentar novamente. Bom minha dúvida é, o meu cactus é daquele que tem outro grudado em cima. O cactus que ficava em cima acho que morreu, ele tá muxo lá em cima. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juli,
      não desanime, a gente aprende a cada erro.
      Qto ao cacto, o que murchou morreu msm ... mas o cavalo(deve ser um verde meio triangular olhando de cima) é um tipo de cacto que fica grande e dá frutos da família da "Pitaya".
      Retire o cacto morto, e pode plantar no chão ou manter no vaso. Ele só dará flores e frutos no chão.
      []s

      Excluir
  35. Ola cintia bom dia, tenho uns cactos em vazinhos, eu crio eles no jardim de inverno e a noite gosto de colocar no meu banheiro, gostaria de saber se é bom colocar eles todo dia no sol, pois meu banheiro e mto escuro e não bate sol e fico na duvida pois as vezes o caule verde fica meio mole isso é nornal ou não queria saber se estou cuidando deles certo se puder me responder ficarei grato, um abraço!!!!! Meu imail é acm0869@gmail.com é meu nome é Alex...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos cactos e suculentas precisam de sol a maior parte do dia.
      Caule mole, cores amareladas ou marrons são sinais de muita umidade e falta de sol. Podem tornar-se um problema.

      O banheiro se tiver chuveiro/banheira é pior pois a umidade do ar é alta ...

      Espero ter ajudado!
      Cintia

      Excluir
  36. Boa noite, Cintia! Tenho um vaso com algumas echeverias. Rego 1 vez por semana e reparo sempre se a terra está seca. No entanto, as plantas estão apodrecendo de cima para baixo. As raízes estão secas... mas as folhas apodrecem e caem. Os caules como disse, estão apodrecendo de cima para baixo. Sabe o que pode ser? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parecem um ataque de fungos ... as vezes uma lesão ou um inseto podem causar isso ...
      Eu descartaria a planta, mas antes ficaria com algumas folhas/pétalas sadias pois dá para fazer muda.

      Depois de uns 5 dias depois de destacar as folhas/pétalas coloque em um vaso com substrato novo tbm. Saem raízes, daí vc pode replantar e logo terá muitas mudas.

      Excluir
    2. Obrigada por sua atenção! Vou tentar... Bjos!

      Excluir
  37. Oi Cintia!!Comprei sementes de cactos no supermercado,li as instruções no verso da embalagem e as coloquei de molho como era indicado.Enquanto estavam de molho procurei mais informações na internet foi quando encontrei teu blog,maravilhoso por sinal.Fiz a estufinha com a garrafa pet para germinarem as sementes,isso foi dia 12 de fevereiro e elas já estão brotadinhas,lindas,olho todo dia.Minha dúvida é quando transplantar para o vaso definitivo.Minha região é muito fria no inverno,acho também que vou ter que colocá-las num local mais abrigado.Se puder,me oriente.Obrigada,Carminha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carminha,
      o replante depende do cacto estar com a "aparência de cacto"(deixar de ser apenas uma plântula), o q leva de 1 a 2 meses. Deixe no local onde germinou durante o tempo de desenvolvimento(local ilumindado, certo?).
      Qto ao frio. Proteja as mudas até descobrir as espécies q tem pois algumas não sofrem com o frio e outras sim.
      []s

      Excluir
  38. Ganhei de minha tia um cactos bem pequeno, não sei te dizer se ele é mini ou se ainda está em sua fase inicial. Coloquei na minha janela, mas já estou pensando em trocar de local, uma vez que lá não bate o sol direto. Mas nesses 3 dias que estive com ele (4 hoje, mas ainda não reguei), fui colocando uns 3 dedos de água de 12 em 12 horas e agora estou com medo de ter feito mal.
    O que devo fazer? Começar imediatamente com a estufa? Sou de Manaus e li um comentário de que funcionou! E o vaso? Ele está naqueles vasos de plástico, preto, com terra. Tenho que mudar para pedras/areia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São poucas as plantas consideradas mini ... o mais provável é q seja um cacto novo.
      A maioria dos cactos precisa de sol. Somente alguns podem viver a sombra.
      Qto as regas ... é muito importante não exagerar! Prefira errar para menos do que para mais. A média de regas é uma vez por semana, em tempos secos pode ser regado mais, e em locais com alto índice de umidade, chega a ser de 15 em 15 dias(q é o caso de onde moro).

      A estufa ajuda a desenvolver a planta mais rapidamente, mas é um risco fazer isso sem necessidade e sem experiência. Se for seu interesse em aprender mais sobre o uso da estufa, faça com mudas de cactos q vc tenha a mais.

      []s

      Excluir
    2. Esqueci de responder sobre o substrato ...

      Vc só precisa trocar o substrato se a planta parecer não desenvolver bem. Normalmente os viveiros mandam as plantas com bons substratos.

      []s

      Excluir
  39. Olá Cintia! Tenho uma avó que tem o famoso "dedo verde" e planta de tudo e todas suas plantas crescem saudáveis e exuberantes. Eu tenho um grande amor por plantas, mas não sei cuidar delas direito e estou me esforçando para aprender.

    Eu tenho um cacto que eu já nem sei de onde veio, mas ele tem cerca de 8 cm e está aqui em casa há pelo menos um ano. Eu o rego pouquíssimo, praticamente só quando percebo que a terra está completamente seca. Não sei que tipo de cacto é, mas são duas plantas no mesmo vaso; cada uma é uma coluna de mais ou menos 3 centímetros de largura, firme, com espinhos mais grossos e que não machucam quando toco neles (são espinhos mais "gordinhos". Esse cacto costumava ficar dentro de um quarto no único lugar da minha casa em que batia sol direto, mas mesmo assim pouco sol, somente por uma ou duas horas por dia. Agora estou me mudando para uma casa onde bate mais sol e onde tenho mais opções de lugares para colocá-lo. Você pode me dar alguma dica para cuidar melhor dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina,
      pela descrição não sei qual é o cacto ... Mas o mais importante é q vc deve estar cuidando da forma certa pois dentro de casa é complicado da planta ficar saudável ...
      Agora pelo que vc contou terá espaço para ter as plantas!

      As dicas para cuidar bem dos cactos é não regar demais, sol e ficar atenta a pragas: aranhas, pulgões, ...
      Qq coisa escreva!
      []s
      Cintia

      Excluir
  40. Show de bola seu post. Pemitindo vou utilizar seu blog como refencia (claro com a devida citação do mesmo). Sou iniciante neste processo de colecionar estas maravilhas. Já vi que você possui umas espécies com flores que ainda não conhecia. Amei de paixão e espero sua opinião no meu blog. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Fico feliz em poder dividir a experiência!

      Ah! Qual o seu blog? Tem fotos de cactos? Vou visitar! curiosidade ... ;)

      []s

      Excluir
  41. olá!
    eu li em um site que adubo só é recomendado no verão, pois os cactus gastam mais energia, e, dependendo do tamanho dele, não é recomendado que fique exposto demais ao sol quente, mas em lugares com claridade do sol, que tenha sombra.
    a única coisa que ainda não achei é de quanto em quanto tempo devo dar água à ele, mas vou continuar procurando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      obrigado pelo comentário e visita!
      O cacto deve ser regado no inverno apenas qdo o substrato estiver seco. Em ambientes cobertos pode chegar a 1 vez por mês.
      Não existe uma regra pois depende de cada lugar e cada tipo de cacto.
      []s

      Excluir
  42. oi pode me ajudar? comprei um cacto coroa de frade da bahia mas ele chegou com umas pintinhas brancas e quando tento tirar sai façil mas nao da para tirar todas os espinhos nao dexa o que vc acha e fungo? que eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pintinhas brancas costumam ser cochonilhas. Eu costumo usar uma escova de dentes e veneno a base de roterona.
      Lavo o cacto com a escova e depois passo a roterona para garantir q não voltem!

      Excluir
  43. Oi Cintia, comecei a pouco tempo o cultivo de suculentas e desde o início só utilizo as mini estufas, tenho obtido muito sucesso! Uso nos cactos e suculentas em geral, ao fazer mudas (de folhas) espero apenas a cicatrização e levo para estufa, logo em seguida a mini estufa já vai direto para a minha janela que é banhada pelo sol até as 10:30 da manhã, aproximadamente. O resultado é ótimo, rapidamente os brotos aparecem. Apesar da minha câmera não ajudar vou mandar algumas fotos para você. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal ver as fotos! Posso publicar? Quero dividir com o pessoal as fotos!

      Excluir
  44. Estou adorando as dicas. Amanhã mesmo irei preparar as estufinhas. Super obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =) Depois manda as fotos! Fico curiosa com os resultados!
      As vezes até uma nova dica para dividir com os leitores!

      Excluir
  45. areia media e bom para drenagem dos cactos? posso decha na chuva? pq logo logo vem o verao o sol forte e gostaria que elas aproveitassem a chuva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixando o substrato bem drenado os cactos podem pegar chuva. Mas se a chuva for por meses seguidos, como ocorre em alguns lugares do Brasil ... é melhor um ambiente coberto. Assim vc controla a quantidade de regas.

      Excluir
  46. Olá Cintia, me chamo Jorge e tenho um cacto há três anos, ele cresce mas não engorda, tenho que fazer suportes com palitos de churrasquinho senão ele tomba, já o transplantei para um vazo maior, já troquei o substrato, já adubei e nada. Ele continua a se ramificar sempre nas extremidades. O que faço?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      as plantas em geral q ganham altura e não desenvolve normalmente são por falta de luminosidade. Eles sofrem o estiolamento: alongamento. Muitas vezes a mesma ganha uma coloração verde bem clara, chegando ao amarelo. Não conseguem fixar.
      Se for este o caso, escore o cacto e procure um local onde receba maior insolação.

      Excluir
  47. olá! que maravilha ter achado seu blog! sinceramente, foi o melhor texto sobre cactos que li! parabens!
    minha duvida é a seguinte, espero que possa me ajudar:
    comprei um mandacaru de pouco mais de 45cm e gostaria de coloca-lo numa sala comercial que nao recebe muita luz e fica fechada nos finais de semana. Corro risco de perder meu espinhoso? ele ficara sem ventilacao por pelo menos 2 dias na semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito contente com seu comentário! =)

      Sobre o cacto em escritórios ... não é o mais indicado. Ele pode ficar bem por umas semanas e depois a tendência é ficar doente.

      Gosto de plantas mas são poucos cactos e suculentas de sombra. A Rhipsalis vai bem e é pendente.

      Excluir
  48. Oi Cintia, meu cacto coroa de frade esta com um pedaço amarelado e abriu o tecido no pé, o que pode ser ? A foto dele está aí no perfil meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei a foto no seu perfil. Qq coisa poste no facebook/cactoseafins.
      Qdo o tecido já está aberto e amarelado o fungo já "destruiu" a planta ...

      Excluir
  49. Sou Michelle Amorim, eu tenho um cacto cora de frade e fazem 5 meses q ele não cresce... como devo cuidar dele..... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns cacto demoram no desenvolvimento ... cacto cabeça de frade é um deles.
      De qq forma para um bom desenvolvimento é acertar nas regas, insolação e adubação mensal nas épocas quentes.

      Excluir
  50. oi tenho um cacto de uns 5 ctm a 3 dias... já esta com florzinhas mas estou achando estranho que estão com seu espinho com uma cor queimada.. gostaria de saber como cuidar disso e o que causou?

    E-mail.. mandika.ton@gamil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda,
      tem fotos?
      Os cactos são vendidos com "flores" em algumas lojas. "Flores" entre aspas porque são flores espetadas ... e o cabinho da flor é um marrom claro.
      Agora se for o espinho msm preciso ver fotos.

      Excluir
  51. Olá...
    meu cactos se apresenta com caule amarelado esverdeado e amolecido a tal ponto de eu conseguir dobrá-lo.. o que eu posso fazer? ele esta em um mesmo jarro com alguns outros, devo separá-lo? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo o cacto amolece não tem jeito ... então qq sinal de problema separe sempre as plantas saudáveis das doentes.

      Excluir
  52. Olá, meu cactos é de porte pequeno e está amarelo esverdeado e seu caule está tão duro que consigo dobrá-lo, o que eu posso fazer? Ele fica em um jarro em contato com mais 3 cactos, devo separálo?? obrigada

    ResponderExcluir
  53. Olá Cintia...parabens pelo blog,enfim...tenho um pequeno cacto globoso desde fevereiro desse ano,ele tem espinhos marrons e a parte de cima dele(coroa)espinhos e "Pêlos" brancos,será q ele dá flor?quando?se eu nao me engano,o queridinho é da espécie Coryphantha...me ajudeee quero flores delee

    ResponderExcluir
  54. Olá Cintia!

    Tenho 5 mini-cactus plantados em um mesmo aquário de vidro.
    Entretanto, gostaria de faze-los crescer, pois, já tenho a uns 6 meses.
    Aí, fiz essa estufa, e as flores deles passam - agora - mais tempo fechadas.
    Será que é arriscado coloca-los em uma estufa mesmo eles não sendo mudas?
    E sobre as flores..oq significa esse fechamento?

    obs: moro em Curitiba, ou seja, o tempo está quase sempre chuvoso e úmido.

    Obrigada!
    Giovana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      provavelmente seus cactos não estão crescendo devido ao espaço q tem. Vc conheço os Bonsai? São mini-árvores q plantados em vasos não crescem. E para os cactos são parecidos.
      Para a planta(cacto ou outro) crescer e florescer precisam de um ambiente parecido com o lugar de origem.
      Não há problema em cuidar em estufas. Elas até vão bem pois estão protegidas. As flores dependem de vc acertar a luz e as regas.
      Qto ao fechamento das flores ... provavelmente o cacto "achou" q não ía ser o melhor dia para a flor ser polinizada ... Isso realmente chateia a gente. Esperamos o botão abrir e no dia certo chove ... ela abre pela metade e morre.
      Atualmente estou em local bem parecido com o seu e fui mudando as plantas de lugar até achar o lugar ideal ... demora mas vale a pena!

      Excluir

Gostou do blog? Clique aqui!