Bem-vindo ao blog de Cactos e Suculentas!

Conheça mais destas plantas intrigantes, com seus espinhos e delicadas flores!

Como plantar, cuidar e seus nomes. Sempre com fotos para facilitar o entendimento.


Para navegar no blog procure no lado direito os temas na listagem completa, separado por postagem; ou na lista de marcadores, separados por tema.

*** As dicas deste blog são referentes a minha experiência com o cultivo e como colecionadora.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Cactos de Sementes

Como plantar cacto e suculentas de semente!

As sementes ...
Vc pode comprar as sementes ou colher as sementes(clique aqui e veja como achar as sementes)

Após conseguir as sementes, providencie um pote transparente com tampa para usar como estufa. Uma boa solução é usar garrafas de pet reciclado. Mas atenção, não use as garrafas verdes ... elas bloqueiam a luz q as plantas precisam para fazer a fotossíntese.

O q não dá para ver na foto é o detalhe do substrato (terra+areia). Peneire o substrato, faça uma camada grossa no fundo. Depois coloque uma camada da parte fina. Isso manterá a umidade ideial para a germinação sem umidade exagerada. Coloque umas 2 a 3 colheres de sopa de água e deixe a terra absorver. Coloque as sementes distribuidas pela superfície. E peneire uma camada bem fina sobre as sementes (bem fina mesmo). Feche a mini-estufa e mantenha fechada até germinar. Para saber se tem água suficiente, deve formar no plástico transparente uma camada de água como na foto.

Deixe a garrafa em um local iluminado (não deixe direto no sol).
Entre 5 a 7 dias elas devem começar a germinar!
*nesta foto vc pode ver como são os brotos (cada tipo tem uma característica, mas vai ser parecido)

*nesta foto com umas 3 semanas, já sem tampa! Regar qdo estiver seco. Deixar em local iluminado.



*nesta foto com 3 a 4 meses, já com alguns períodos de sol. Note a mudança de cor.


*agora com 6 a 7 meses, aqui já tomam sol direto. A foto mostra quase o tamanho real. Note q tem dois tipos diferentes no mesmo recipiente: um alto e verde, outro baixo masi cor de terra.


Logo ele estará parecido com uma miniatura da planta mãe, será o momento de replantar!

15 comentários:

  1. Olá Cíntia, eu tentei fazer a estufa de garrafa pet , mas, ela falhou. Utilizei a garrafa pet de 2 litros. Será que foi por isso? Ao plantar eu fiquei observando e só apareceu um fungo, que parecia uma pluma branca. O que fiz de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cacto qdo brota tem uma base q parecem pequenos pelos brancos.
      O mofo eh comum em terra com o fungo. Então eh sempre usar terra nova.

      Excluir
  2. Olá, Cintia. Amo o seu blog, sempre me ajuda com meus cactos. Resolvi comprar sementes ai fiquei com muitas dúvidas, vc pode me ajudar?
    1.qual espaço por exemplo para 100 sementes?
    2. No manual fala em fungicida. Qual e que quantidade?
    3.Tenho aqueles vidros grandes com tampa, posso usa-los?
    Desde já agradeço. Analu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O espaço depende do cacto q vc adquiriu, mas não se preocupe muito com este item, pois depois de germinar, vc terá q replantar depois de uns 2 meses.
      Sobre o fungicida ... assunto complicado. Não dá para comprar fungicidas sem um técnico ou engenheiro agrônomo ... e se for coleção e não uma empresa saí um pouco caro contratar. Só um profissional pode indicar um fungicida.
      Mas o ideal é vc usar terra/substrato com boa origem ou antes de plantar vc pode secar no forno e depois hidratar com água e água sanitária(9 partes de água para 1 de água sanitária). Isso ajuda bastante a evitar as pragas.
      Testei com garrafas pet, mas acredito q não haja problemas ou diferenças em usar recipientes de vidro.

      Excluir
  3. Oi Cintia, bom dia! Tudo bem com vc? Gostaria de agradecer as dicas e por dividir seus conhecimentos. Estou iniciando com suculentas e cactos. Moro no Ceará, o clima aqui é muito bom, mas por exemplo nesse momento não tenho encontrado as suculentas. Gostaria de indicação, pois quero fazer uma pequena produção. Na dificuldade pensei em comprar em sites, vc acha seguro? E elas resistem? E quanto as sementes, para germinar e crescer para produção e comercialização demora 1 (um) ano? Estou na duvida quanto a rega e sol também... O sol direto, pela manhã? As regas uma vez por semana? E sementes onde posso conseguir? Ah outra coisa, percebi esses dias que em contato com os cactos, os espinhos alem de machucar um pouco, deram muita coceira nas mãos... Vc tem alguma sugestão de manuseio? Desculpa tantas perguntas... Mas, muito grata por ter lhe encontrado! Fica com Deus! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      td bem. =)

      Nossa! Qtas perguntas ...

      Não tem como vc absorver tudo de uma só vez, mas dá para começar com algumas informações:
      1 - vc deve adquirir mudas de qualidade (saudáveis) => tem algumas dicas no link http://cactoseafins.blogspot.com.br/search/label/sites%20de%20venda e tbm no Facebook de nossa página atualizamos sempre.
      Adquiri pela internet e não tive problemas. Mas tenha cuidado com as compras na rede ... as vezes encontramos algumas pessoas de má fé. Já tive experiências ruins, mas foram poucas.
      2 - normalmente as mudas compradas já se reproduzem no mesmo ano, mas para ter quantidade suficiente para vender leva em torno de 1 ano, dependendo de quais vc escolher (algumas demoram bem mais).
      3 - regas e sol: vc vai ter q estudar planta por planta, pois varia muito. Cacto não é só de deserto e sol, assim como suculenta não é só planta de interior ... então compre de acordo com o espaço q vc vai separar como viveiro.
      4 - reuni algumas dicas de como manusear cacto, plantar de sementes, ... no blog, para achar tem um índice na lateral direita com os temas, e se tiver mais dúvidas pode perguntar, se eu souber posso compartilhar a info.

      Se vc abrir uma loja, e tiver fotos compartilhe com a gente! Fico feliz em poder dividir com todos as descobertas!

      Abcs

      Excluir
  4. Oi Cintia, bom dia! Tudo bem com vc? Gostaria de agradecer as dicas e por dividir seus conhecimentos. Estou iniciando com suculentas e cactos. Moro no Ceará, o clima aqui é muito bom, mas por exemplo nesse momento não tenho encontrado as suculentas. Gostaria de indicação, pois quero fazer uma pequena produção. Na dificuldade pensei em comprar em sites, vc acha seguro? E elas resistem? E quanto as sementes, para germinar e crescer para produção e comercialização demora 1 (um) ano? Estou na duvida quanto a rega e sol também... O sol direto, pela manhã? As regas uma vez por semana? E sementes onde posso conseguir? Ah outra coisa, percebi esses dias que em contato com os cactos, os espinhos alem de machucar um pouco, deram muita coceira nas mãos... Vc tem alguma sugestão de manuseio? Desculpa tantas perguntas... Mas, muito grata por ter lhe encontrado! Fica com Deus! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Cintia, parabéns pelo Blog, adorei!... Plantei sementes de cacto ''coroa de frade'', em um pote com tampa transparente que compro com sorvete, e com 8 dias começaram a nascer, estou feliz demais, daqui a um mês vou replantá-las!...Obrigada e que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado lê-lo comentário gentil! Q legal q sua estufa de germinação deu certo! Eh muito legal poder ver o cultivo desde o início!

      Excluir
  6. Olá Cintia
    Comprei uma sementes pelo aliexpres(me empolguei com o preço) esquecendo do tempo que elas demoram para chegar. Moro no PA e o clima aqui é quente mas não temos locais para venda de sementes e terra, você já utilizou sementes importadas (as minhas são de cactos comuns, nenhum raro)? se eu usar a terra preta a areia e o sistema de drenagem (argila) e fizer a estufa com pet vou ter resultado favorável? devo colocá-las de molho(não vieram com nenhuma informação sobre o plantil)?
    Grata pela atenção
    tiabetok@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, já plantei sementes de vários fornecedores.
    As vezes da mais certos q outras, mas o mais importante eh serem bem novas.
    Tbm tem o tipo de cacto. Cada um tem uma facilidade de germinar diferente...

    Sim vc pode e deve usar as estufas. Aqui foram sempre os melhores resultados. Não deixe no sol, mas em um local iluminado.

    A maior parte das sementes não necessitam de quebra de dormência, deixar de molho por exemplo.

    As adeniuns precisam de molho, mas nas estufas nem fiz isso e deu certo. Só demora um pouco mais.

    O substrato... O mais confiável possível. Nesta fase o adubo não eh o mais importante. Então por enqto não se preocupe com isso. Daqui um ou dois meses dependendo do desenvolvimento vão precisar de adubo.

    Cada semente tem seu tempo. Uns germinam com 3 dias e outros levam meses. Então não desmonte a estufa logo depois q germinarem. Vá replantando as mudas já com aparência de cacto.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Cintia, boa noite!!
    Comprei um monte de sementes no Aliexpress, e apenas as lipthops germiraram mais nenhuma!!!
    Fiquei triste ... Estava tão empolgada com as lindas fotos das leguminosas!
    Não usei garrafas pet, coloquei plástico filme na boca do vaso que é esmaltado.
    Porque será que não tive sucesso?
    Comprei sementes na gardenmania e tbm não germinou ... Me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Algumas sementes germinam bem outras não... Depende do cacto, do tipo de transporte, da data q foi colhida, ....
      Compre sementes com alguma indicação. A chance de dar certo eh bem maior.

      Das q vc plantou, não desista ainda. Tem algumas q demoram meses para germinar.

      Vc pode usar estufas com plásticos, mas a luminosidade lateral pode ser diminuída dependendo de como montou.

      As estufas pet são as melhores na minha opinião. Mas tem outros colecionadores q usam outros métodos e tem dado certo.

      Se as Lithops nasceram, quem sabe as outras dêem certo tbm. ;)

      Algumas sementes como da Adenium e Mammillaria prolifera germinam bem e são ótimas maneiras de fazer testes.

      Excluir
  9. Olá Cintia, comprei sementes de trichocereus bridgesii, plantei com areia e terra
    e cobri o vaso com uma tampa transparente, más tenho uma duvida eu posso deixar direto no sol ou em uma janela iluminada? qual e melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Melhor colocar em um lugar iluminado do q no sol.
      Já testei algumas vezes sob o sol, alguns deram certo... Mas se for um sol muito forte, pode cozinhar.

      Excluir

Você pode gostar destas publicações