Bem-vindo ao blog de Cactos e Suculentas!

Conheça mais destas plantas intrigantes, com seus espinhos e delicadas flores!

Como plantar, cuidar e seus nomes. Sempre com fotos para facilitar o entendimento.


Para navegar no blog procure no lado esquerdo os temas na listagem completa, separado por postagem; ou na lista de marcadores, separados por tema.

Você quer contribuir para melhora deste site? Entre em contato por e-mail: amigosdasplantas@gmail.com

*** As dicas deste blog são referentes a minha experiência com o cultivo e como colecionadora.
Google
 

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Cactos de Sementes

Como plantar cacto e suculentas de semente!
As sementes ...
Vc pode comprar as sementes ou criar as sementes! (Vamos abordar este assunto com mais detalhes)
Após conseguir as sementes, providencie um pote transparente com tampa para usar como estufa. Uma boa solução é usar garrafas de pet reciclado. Mas atenção, não use as garrafas verdes ... elas bloqueiam a luz q as plantas precisam para fazer a fotossíntese.
*uma sugestão - garrafa pet reciclado

O q não dá para ver na foto é o detalhe do substrato (terra+areia). Peneire o substrato, faça uma camada grossa no fundo. Depois coloque uma camada da parte fina. Isso manterá a umidade ideial para a germinação sem umidade exagerada. Coloque umas 2 a 3 colheres de sopa de água e deixe a terra absorver. Coloque as sementes distribuidas pela superfície. E peneire uma camada bem fina sobre as sementes (bem fina mesmo). Feche a mini-estufa e mantenha fechada até germinar. Para saber se tem água suficiente, deve formar no plástico transparente uma camada de água como na foto.

Deixe a garrafa em um local iluminado (não deixe direto no sol).
Entre 5 a 7 dias elas devem começar a germinar!
*nesta foto vc pode ver como são os brotos (cada tipo tem uma característica, mas vai ser parecido)

*nesta foto com umas 3 semanas, já sem tampa! Regar qdo estiver seco. Deixar em local iluminado.



*nesta foto com 3 a 4 meses, já com alguns períodos de sol. Note a mudança de cor.


*agora com 6 a 7 meses, aqui já tomam sol direto. A foto mostra quase o tamanho real. Note q tem dois tipos diferentes no mesmo recipiente: um alto e verde, outro baixo masi cor de terra.


Logo ele estará parecido com uma miniatura da planta mãe, será o momento de replantar!

113 comentários:

  1. Olá.

    Sempre tive uma queda por essas plantas...mas achava muito difícil cuidar.
    Depois que vi seu experimento em f]garrafas pet, amei.
    É o que vou fazer tbm.
    Obrigada pela dica!
    Abraços.
    Eliana Fazanaro

    ResponderExcluir
  2. ja plantei cactus
    todos moreram tambem o meu ramster roeu todos e o ramster tambem morreu heheheh mas agora !!!
    como criar sementes agora fiquei curioso quero saber como se fas obrigado


    Marcelo

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber onde vc compra essas sementes!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    as sementes consegui em trocas com colecionadores de cactos. Quando eu tiver posso te mandar alguns. Envie um e-mail com o assunto: "Blog de Cactos e Suculentas - Sementes"
    []s
    Cintia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cintia,
      eu estou iniciando mas só que não acho sementes para plantar e queria saber se vc tem algum e-mail p/ entrar em contato..
      OBG.

      Excluir
    2. Experimente este site:
      viacacto.loja2.com.br

      Adquiri recentemente e deu certo!
      []s

      Excluir
  5. eu uso a estufa pra fazer os lithops nascerem, mas como faço depois? quando eu devo tira-los da estufa de pet e por em vaso?
    me ajuda que ja estou com as sementes, diego_fleury@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Diego,
    sim, use as estufas para germinação. Após mais ou menos 2 meses, eles terão entre 3mm a 5mm de tamanho e podem ser transplantados.
    Vou enviar as infos tbm por e-mail.

    ResponderExcluir
  7. qual a mistura que coloco na terra?

    ResponderExcluir
  8. Faça uma mistura de terra + areia (na proporção meio a meio) e peneirada.

    ResponderExcluir
  9. ..ola q legal esta estufa..otimo blog..
    queria sabe..onde encontro essas sementes..adoro cactos..e suculentas...abrigado..
    aselmobocao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Na comunidade do Orkut: Sementes de cactos para todos, eles costumam ter sementes para doação.

    ResponderExcluir
  11. Adorei encontrar vocês;estou com algumas espécies de cactus e suculentas. Vou posta-las para que me ajudem a identifica-las, ok? Adorei sua estufa, só que eu plantei no vaso e coloquei a garrafa como proteção cortando o fundo., espero que de certo; abraços e até breve...........

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pela visita!
    Se eu souber eu ajudo sim! ^^
    Sobre a estufa direto no vaso, tem funcionado tbm.
    []s

    ResponderExcluir
  13. Queria adquirir algumas sementes, vendem, no Mercado Livre mas, naum sao criadores especializados e desconfio pois dizem que as sementes duram 3 anos...sou iniciante e queria dicas...

    ResponderExcluir
  14. A duração das sementes variam de sp para sp. Qto mais novas, maior a taxa de germinação.
    Antes de adquirir no MLivre, procure ver a ponturação do vendedor.
    Outra maneira de adquirir é participar de grupos de colecionadores.

    ResponderExcluir
  15. Gostei de ter encontrado seu bolg, tenho todas as duvidas sobre o cultivo de cactus e suculentas sou iniciante e ja tenho alguns cactus e suculentas que comprei, gostaria de saber sobre a terra que são plantados , ai vai meu e-mail para contato:DPCRUZ52@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. eu queria saber onde vende as sementes de cactos !!! amo de paixao essas plantinhas ezuberantes!!! sera q vcs podem me enformar onde comprar?? por favor
    meu orkut é :
    raissa_bel_gata@hotmail.com
    obrigado e boa noite!!!

    ResponderExcluir
  17. Ola, adorei essa estufa, mas tipo quando você fecha a garrafa tem que trancar todo o ar la dentro? ou você só põe a parte de cima da garrafa de volta sem durex, etc...? e no fundos da garrafa tem que fazer algum furinho? obrigadoooo

    ResponderExcluir
  18. DP Cruz,
    a terra (substrato) mais comum usado para plantar é uma mistura de terra (vendida em lojas de jardinagem) com areia.

    ResponderExcluir
  19. Raissa,
    procure no Google por "sementes de cactos" q tem algumas opções.
    A empresa Isla é uma das opções e vende em lojas de jardinagem.

    ResponderExcluir
  20. Seiji,
    não é necessario lacrar a estufa pet. Apenas o encaixe já é suficiente.

    ResponderExcluir
  21. Por favor, acabei de fazer 2 estufas de garrafas, do modo como é explicado aqui.
    É necessário fazer os furos no fundo? Pois eu não vi nenhuma informação acerca disso nesse post.. e acabei não fazendo furinhos..

    ResponderExcluir
  22. Isisnery,
    não é necessário fazer furos na fase em q a estufa estiver fechada.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns!!! Amei!!! Pena que eu não tinha visto antes... comprei sementes sortidas de cactus e como eu não tinha areia coloquei só terra, ai vi aqui que tem que fazer estufa, e como eu já havia colocados eles no vaso eu peguei um plastico transparente... será que vai dar certo??
    Obriga pelas dicas... vou começar uma coleção de cactus.

    ResponderExcluir
  24. boa noite , nossa tou iniciando agora a cultivar cactos estou encantada com todas as variedaddes e achei este site to amando todas as dicas agora nao saio mais daqui parabesn

    ResponderExcluir
  25. quantas vezes devo molhar a estufa e em que quantidade??
    grato.

    ResponderExcluir
  26. Oi Cintia, tudo bem com vc?
    Vc já teve sucesso com germinação de mammillaria theresae???? Neste frio que está fazendo é aconselhável plantar? Bjs

    ResponderExcluir
  27. Adorei as estufas de garrafas peti...

    ResponderExcluir
  28. adorei seu blog, tenho vários cactus e suculentastenho, mas minha flor de cera, depois que reformei minha casa ela ficou um pouco feia, ela ficava encostada na parede e subia por fios de nylon, desses de varal, mas tive que tirar da parede pra eles pintarem e deitei ela sobre a grama e enquanto eles estavam pintando coloquei um lençol por cima pra não espirrar tinta, mesmo com esse cuidado depois q eu a coloquei novamente no lugar ela estranhou, perdeu algumas folhas e ficou amarelada, o q devo fazer?????

    ResponderExcluir
  29. Olá....
    gostaria de receber algumas sementes, como faço para recebe-lás ?

    ResponderExcluir
  30. achei muito importantes todas as dicas. sou apaixonada pelo assunto, tenho vários exemplares mas nunca ficam bonitos como de quando os comprei e quase sempre morrem muito rápido. por que será?

    ResponderExcluir
  31. Oi gostei muito do blog e me ajudou a fazer as sementinhas germinarem, mas fiquei com uma duvida. Depois que os brotinhos aparecem, quando que tiro a parte de cima da garrafa,pq vc mostra depois de 3 semanas sem tampa é todo esse tempo?
    Rosane

    ResponderExcluir
  32. P: Qtas vezes rego as estufas?
    R: Enquanto estiverem fechadas não é necessário regar.

    P: Qual o substrato?
    R: Vc pode usar terra preparada de jardineira, com areia. A areia é para não acumular água.

    P: Mudei a planta de lugar e ela não está mais bonita ...
    R: As plantas sofrem "stress" no transporte, mesmo que seja apenas como citou acima a Camila. Continue tratando da planta, se puder aplique um adubo com alto teor de fósforo: Fosway da TECNUTRI é uma boa saida. www.forthjardim.com.br .

    P: Qto tempo a tampa precisa ficar fechada?
    R: Por pelo menos 3 semanas.

    P: Sementes ...
    R: Vc pode partipar de grupos como o do Orkut q adoram cactos, ou adquirir via internet. Veja no blog, na lateral alguns sites interessantes.

    ResponderExcluir
  33. eu adorei o seu blog,eu queria saber qual a altura q ele fica e se ele da flor,obrigado.

    ResponderExcluir
  34. não sei se você ainda lê isso, enfim, ha 7 dias atras, plantei cerca de 30 cactos divididos em 5 garrafas, usei como composto terra vegetal + areia (2 partes de areia para 1 de terra), coloquei agua (umas 10, 15 borrifadas) e fechei a garrafa, a quantidade de substrato nas garrafas foi variada. ha 3 dias nasceu um cacto numa das garrafas, a com menos substrato, ha 2 dias nasceu mais um, nessa mesma garrafa, e hj nasceu o terceiro, na mesma garrafa, enquanto nas outras nenhum sinal. Alguma dica?

    valeu

    ResponderExcluir
  35. Leio sim todos os comentários. As vezes demoro a responder, pois a vida é corrida ... e como.

    É normal ter germinação em tempos diferentes, podem chegar a meses de diferença. A porcentagem também varia muito de espécie para espécie.

    Eu costumo separar a terra das mini estufas para um recipiente e se germinar ótimo! Mais um exemplar surpresa!

    ResponderExcluir
  36. Eduardo,
    os cactos dão flores se bem cuidados. Qto a altura, tamanho, ... depende do tipo, espécie, idade, ...

    ResponderExcluir
  37. Gostei do blog. gostaria de saber se há uma época determinada para a floração de cactos ou se depende da espécie. obrigado

    ResponderExcluir
  38. Olá Cintia. Eu venho cultivando cactos nativos da caatinga e agora estou querendo me aventurar com os minicactos. Vc poderia de passar algumas marcas de sementes? e onde eu encontro um fornecedor?
    Meu email daniel.crisci@hotmail.com
    Agradeço a Atenção.
    Daniel

    ResponderExcluir
  39. Sobre a floração.

    Cada cacto tem sua época mais propricia para floração. Com artifícios conseguimos até "forçar".

    ResponderExcluir
  40. Dan,
    comprar sementes ainda não é tão fácil ... ao lado tem alguns links de pessoas que vem iniciando o trabalho aqui no Brasil. O mercado livre as vezes tbm ajuda.

    ResponderExcluir
  41. OLA ,CINTIA GOSTARIA DE SABER COMO CONSIGO MUDAS DE SUCULENTAS ,POIS SO CONSIGO PLANTADAS MAS QUERO VARIAR ,AS DE CACTOS EU CONSIGO FACIL,E ADOREI ESSA DICA DA GARRAFA PET,OBRIGADA

    ResponderExcluir
  42. Olá Adriana,
    obrigado pela visita e comentário!
    Tem alguns sites que vendem plantas e sementes. Veja na postagem sobre sites de vendas: http://cactoseafins.blogspot.com/2011/06/sites-de-cactos.html .
    [ ]s

    ResponderExcluir
  43. olha cintia eu peguei a sua dica dsas sementes de cactos em garrafa pet , e uma semana apos estava brotando agora devem estar com 7 cm,e o que fazer?

    ResponderExcluir
  44. cintia a minha suculenta esta querendo murchar as folinhas gordunhas começam enrrugar mas eu molhei,tenho medo de perde-la me de uma diga por favor.

    ResponderExcluir
  45. Adriana,
    depois 1 mês aproximadamente vc pode abrir a estufa pet. E assim que o cacto tiver uns 0,5 cm vc já pode replantar. Como sempre o tempo varia de espécie para espécie.

    Qto a suculente murcha ... a principio parece falta de água ... mas só vendo a planta ... algumas suculentas tbm não gostam de sol pleno ... preciso de mais infos.

    ResponderExcluir
  46. Adorei a estufa, estava "lutando" com umas sementes para nascerem a muito tempo e agora deu certo *-*
    quando vi que haviam germinado quase tive um ataque ^^
    muitooo bom mesmoo

    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesma coisa comigo, qndo vi aquela coisinha verde meio "perdida" na garrafa dei um gritinho relativamente estérico de alegria!

      Excluir
  47. Oi Bruno,
    fiquei muito feliz em ler sua msg e saber que as dicas te ajudaram!
    Eu agradeço o feedback!
    []s

    ResponderExcluir
  48. Esse mini cacto da foto, verde, mais alto é de qual espécie?

    ResponderExcluir
  49. Olá Dri,
    eu ganhei como Echinopsis ... ainda não floriu e é uma planta que ainda não classifiquei.
    Este cacto continua em vaso, mas tenho a impressão de que ele precisa de mais espaço para florir, pois o crescimento parou a muito tempo.
    []s

    ResponderExcluir
  50. Gracinha seu blog...ganhei sementes de cactus de uma amiga e havia colocado na terra sem tirar do fruto, pensei que tava errado e procurei na net. Ótimas explicações vou plantar certo agora!!

    ResponderExcluir
  51. Dúvida: A mistura de terra e areia no vaso se mantem a mesma depois de transplantar os cactus adultos? aguardo resposta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucatti,
      a mistura serve tbm para quando sair da estufa. Qdo a planta está na fase adulta aceita adubação, então vc pode variar a mistura tbm. Nesta fase as plantas já não estão "tão sujeitas a pragas" (são menos sensíveis q antes, mas não imunes).
      []s

      Excluir
  52. Olá Cintia,
    gostaria de saber se vc sabe, se as estufas servem para germinar qualquer semente ou so a de cactus?
    e se a estufa ajuda a flor-de-maio que tambem é da familia dos catus a crescer mais rapido?
    eu fiz duas estufas com sementes de catus, hoje é o terceiro dia e ja tem um brotinho estou muito feliz. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora,
      a estufa pet tem várias funçoes ... comecei a aprender sobre ela com amigos no Orkut.
      Serve para germinar quase de tudo, o q diferencia é o tempo ou a necessidade de tratar as sementes.
      Tbm vi gente usando as estufas para "engordar" os cactos mais rapidamente ... e alguns testes q fiz mostraram q pode ter alguma lógica.
      []s

      Excluir
  53. Olá, eu plantei umas sementes de cactos, duas germinaram e só uma sobreviveu. Só que já faz muito tempo que ela continua do mesmo jeito que mostra na foto que tem os brotos, já mudei de terra várias vezes e quando coloca no sol elá fica muito seca, mesmo com a terra úmida. Se vc puder me ajudar eu agradeceria muito.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela,
      depende do cacto q vc plantou demora mais ... alguns são bem rápidos enqto outros ... demoram.
      Deixe ele em um substrato metade areia, e a outra parte terra de jardineira(compradas em loja de jardinagem). Não replante muitas vezes, mas para ajudar no crescimento, adube no inverno uma única vez com 30-10-10(NPK).
      Não tenho tido problemas com sol direto, mas somente de manhã ou a tarde. Não regue sob sol ...
      []s

      Excluir
  54. Ola Cintia acompanho o seu site já um tempo e suas dicas me ajudaram em muitos aspectos, gostaria se possível esclarecer uma duvida, o processo para plantar suculentas por sementes é o mesmo? o tempo de germinação das suculentas e tão longo quando o dos cactos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      planto as suculentas no mesmo processo. Somente tomo cuidado com as regas, pois as suculentas são mais sensíveis a alta umidade.
      Enqto estão nas "estufas pet", vai tudo bem ... mas para aclimatar encontrei problemas nas épocas mais frias ...
      []s

      Excluir
  55. ADOREI CONHECER ESSE MÉTODO DE SEMEAR EM ESTUFA DE GARRAFA.NÃO CONHECIA.ADORO CACTOS.TENHO UMA PEQUENA COLEÇÃO,MORO EM LUGAR DE DIFÍCIL DE ENCOTRAR MAIS VARIEDADES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas regiões do Brasil é realmente complicado achar estas plantas. Ainda bem q com a internet podemos ir mais longe!
      Tem colecionadores e algumas marcas de sementes que tem o preço bem variável, de centavos a valores bem altos!

      Excluir
  56. Oi Cintia, quero fazer uma pergunta, é por que tenho um Melocactus Zehntneri (Coroa-de-Frade)e não sei exatamente reproduzi-lo,está nascendo os frutinhos cor de rosa,mas quero saber se o plantio deste é igual o dos outros?Vou tentar mais uma vez e ser mais paciente.Desde já agradeço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kayky,
      o cacto Coroa-de-frade tem os frutos cor de rosa, diferente do passo a passo (do link abaixo) que ensina como separar as sementes que tem os frutos vermelhos, mas o procedimento é igual.
      Veja como separar as sementes na postagem: http://www.cactoseafins.blogspot.com.br/2008/03/reconhecendo-um-fruto-maduro-e.html
      []s

      Excluir
  57. oi,boa noite eu ganhei uma fofura dessa gostaria de saber como posso cuidar.obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatyane,
      basicamente vc deve colocar o cacto onde possa receber sol. Procure não regar excessivamente. No calor uma vez a cada 2 dias, e em tempos de frio e chuva uma vez por semana. As regas podem variar de local para local.
      Participe de grupos de colecionadores de plantas que sempre encontramos ajuda!
      []s

      Excluir
    2. Eu vi em um site que tem que colocar super fosfato , farinha de osso , terra , areia , calcário .

      Excluir
    3. Arthur,
      sim são ótimos componentes de substrato, mas devem ser usados com cautela, pois o calcário por exemplo muda muito o ph e a farinha de osso em excesso pode causar fungos ...
      Então prefiro comprar as terras de jardinagem prontas para começar e os testes de substrato faço com as plantas q tenho mais q uma. Assim não corro o risco de perder.
      Experimentar é parte deste hobby!
      []s

      Excluir
  58. Eu coloquei em um pote transparente e coloquei areia e terra depois eu coloquei a semente que a espécie e cabeça de frade e tampei com filme de pvc e já faz dois dias que já esta la só estou aguardando ansiosamente que os cactos brotem .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é esperar germinar ... normalmente levam de 5 a 10 dias para germinar com sementes novas, senão pode levar mais tempo se ainda estiverem boas.
      :)

      Excluir
    2. Esta fazendo 8 dias hoje mais ainda não nasceu nenhum .

      Excluir
    3. Arthur,
      se as sementes são novas devem brotar logo. Vamos torcer para dar certo!
      Vc colocou um pouco de água? Tem vapor formado no filme plástico? O pote está em local iluminado(não deve ser sob o sol direto)?

      Excluir
    4. Sim eu fiz tudo que pedia na explicação a cima.

      Excluir
    5. As sementes eu peguei em dezembro do ano passado na casa do meu vô que ele tem um cacto que da frutinha .

      Excluir
    6. ESTA FAZENDO 10 DIAS HOJE , MAIS EU ACHO QUE AINDA NÃO BROTO NADA .

      Excluir
    7. Nossa Arthur quantas mensagens! :P
      No começo é assim, a gente fica na expectativa msm!

      Fico feliz com a notícia q começaram a brotar! Agora vem a segunda parte q é fazer esses pequenos "pontos verdes"(plântulas) a virarem cactos, mas com a sua dedicação vc conseguirá logo. :)

      [ ]s

      Excluir
    8. Depende qual cacto vc plantou ... mas uma boa média é de 6 meses vc ter uma planta com cara de cacto. :)

      Excluir
  59. Nas lojas de plantas do CEASA RJ tem sementes para vender.

    ResponderExcluir
  60. Eu fiz o plantio na estufa dia 21/01 e já estão brotando. Quando posso retirar a tampa e devo furar depois para regar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deixaria fechado pelo menos uns 20 dias ... se estiver bem fechado não precisa se preocupar em regar neste período.

      Excluir
  61. Gosto do Blogue e dos comentários. Eu já experimentei a estufa de plantação nas garrafas e não deu resultado.Agora já tenho sementes que comprei e não sei como vou plantar. Acho dificil é a mistura de terra com a areia na dose certa e tb o local iluminação, e resguardo da luz directa do Sol.
    Bom, vou tentar, mas agradeço uma dica para a plantação e se possivel com outro método,eu tenho uma pequena estufa onde coloquei os meus cactos e já se adptaram e estão bonitos. Obrigqdo manuel pinto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuel,
      obrigado pela visita e comentário!
      O desafio do cultivo é um pouco de cada coisa q vc falou.
      Germinar ... achar o substrato ideal(a mistura de terra e outros materiais) ... luz ... regas ... entre muitos outros. Pois cada planta, espécie, gênero, ... tem suas particularidades.
      As dicas são para a maioria dos cactos e suculentas disponíveis no mercado.
      Alguns cactos/suculentas tem o tempo útil das sementes bem reduzidas, enqto outros podem ser guardados por anos!
      Comprei alguns de uma empresa famosa(não vou citar nomes ...) q não germinaram ... e algumas sementes q ganhei q germinaram bem!
      Descobri q para as plantas mais complicadas precisamos de mais tempo de experiência. Uma dica é tentar começar com plantas mais comuns como a Mammillaria prolifera.

      Pq não deu certo? Não germinou? Perdeu depois de germinar?

      Vc pode plantar no método mais comum q é colocar em um vaso com terra de boa drenagem e regar todos os dias q não chover.
      O problema deste método é evitar regar sem mexer as sementes de lugar(a maioria das sementes são pequenas), achar a dose de água certa, o tempo ajudar(pois a variação de temperatura e umidade externa pode ser grande em um único dia) e as pragas como pássaros, formigas, ...

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  62. onde eu compro sementes na minha cidade não encontrei porfavo mim de uma dica meu imail. junior16toic_@hotmail.com agradeço muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre pela internet fica bem mais fácil.
      http://viacacto.loja2.com.br/ gosto desta loja.

      Tem algumas lojas q vendem os envelopes junto com as de flores e verduras, mas não é comum.

      Excluir
  63. Oi, Cintia!! Adorei seu blog! E essa parte da germinação tá tão bem explicada q me guiei por ela pra fazer minhas primeiras germinações... Consegui sementes de mammillaria heriana e mammillaria karwinskiana. Plantei em estufas pet e deixei numa janela onde tem bastante claridade e daqui até o inicio da primavera não pega sol.... mas uma coisa tá me deixando preocupada. Plantei hj e depois q coloquei na janela (as estufas ficam pro lado de fora), começou a chover e a chuva tá batendo nas estufas... =( Tem problema? Pelo q entendi no seu passo a passo, as sementes, nesse momento não podem pegar sol, mas e a chuva? tem problema? Quer dizer, quem tá pegando chuva é o pote, q tá bem fechado... mas isso pode comprometar a germinação? Por via das duvidas, qdo vi isso, mudei de lugar, pra uma cobertura, mas q não é tão iluminada qto a janela...
    Agradeço, desde já e te peço desculpas pelo incomodo... =)
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      o pote pode receber chuva sem problemas desde q a água da chuva não entre no pote, pois a água que colocamos no início do processo é o suficiente para esta fase.
      []s

      Excluir
    2. OI, Cintia!!
      Deu super certo!! Os cactos q plantei no dia 13/04 começaram a germinar no dia 23/04... foram 10 dias de expectativa, mas eu tô muito feliz!! os brotinhos são muito lindinhos!
      Brigada pela ajuda! Seu post tá servindo de guia pras minhas germinações!

      Ah! Plantei lithops e já estão germinando!! Achei o post da germinação deles aqui tb... obrigada por esse lindo trabalho e por doar seu tempo fazendo esse blog!!
      Beijos!

      Excluir
    3. Olá,
      obrigado pelo carinho!
      Por msgs assim q fico feliz e inspirada a continuar postando minhas experiência!
      Agora até alguns leitores do blog tbm participam com fotos e artigos! O q faz o trabalho mais rico!
      Bjs

      Excluir
  64. Oi cintia, td bem? Então só resumindo o processo, vc coloca uma terra mais grossa embaixo da garrafa, seguido de uma mais fina e em seguida molha com umas tres colheres de sopa. Depois coloca-se as sementes e pra camada bem fina pode-se peneirar a terra, e dps tampa-se a garrafa ate depois de 20 dias (aprox.) para tirar a tampa. Depois de uns 2/3 meses coloca-se direto no sol. É isso? E uma pergunta: eu tenho calcario aqui em casa, então qual a quantidade sugerida para eu colocar no substrato? E como faço a camada mais fina (depois da mais grossa e antes da bem fina)? Ótimo post! Obrigado, Léo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo,
      td bem.
      O resumo é isso msm. Agora o resumo das camadas de baixo para cima: grossa => fina => sementes => uma camada bem fina(as vezes eu nem coloco está última nas sementes menores, q são quase um pó).
      Quanto ao calcário, só costumo usar em substrato orgânico onde o PH da terra é muito ácido. Normalmente as terras/substratos vendidos já estão estabilizados.
      Espero ter ajudado!
      Cintia

      Excluir
  65. Que lindo! Já plantei de semente da feltrin,fiz com estufa mas não cresceram... elas germinaram e ficaram estacionadas com menos de 1 cm de altura... pq será? Falta de adubo? Já tem uns 6 meses e estão lá do mesmo jeito =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      cada tipo de cacto e suculenta tem uma velocidade de desenvolvimento. Normalmente a falta de luz ou água podem retardar o crescimento.
      Em 6 meses quase todas já parecem cactos ou suculentas ... estranho isso?

      Normalmente abro a estufa em 1 mês, replanto as mini-plantas.

      []s

      Excluir
  66. Ola! muito bom esse metodo! tenho uma duvida, qual a temperatura media que devemos por a estufa? agora aqui e inverno e talvez nao seja a melhor altura para comecar a germinar...obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estufa pode ser usada em qq época do ano, mas o final do inverno e começo da primavera é o ideal e menos arriscado.
      Eles germinam, mas precisam de condições de temperaturas mais altas para desenvolverem. Fora isso as pragas são mais comuns no inverno.

      Excluir
  67. olá cintia,eu ja tive varias experiencias com germinação de sementes de cactos,as 2 primeiras eu perdi,mais fui estudando e agora ja consegui que algumas chegam a idade adulta,mais é complicado viu,o que me salvou foi a casca de pinus triturada bem fininha junto com areia terra e um plastico celofane bem azul pra germinação,as da feltrin,germinaram bem,e tenho agora umas 8 mudinhas ja chegando a vida adulta é muito bom ter essas tecnicas de cultivo,uma que estou usando ultimamente é o enxerto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é fácil de sementes ... mas quem cultiva gosta deste desafio. =)

      Excluir
  68. Olá Cintia. Comprei algumas sementes de Farilea e de Astrophytum asterias, acontece que o manual de germinação não veio junto. Estas especies exigem algum cuidado em particular para que germinem? Se sim, quais são eles. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franciele,
      não tive problemas para germinar ambos. O tempo de germinação varia muito(3 dias a 6 meses), pois tem a condição do tempo(calor, frio, umidade, ...) e a particularidade da origem da planta. Em geral o melhor momento é a primavera e o verão, onde o resultado das minhas experiências foram ótimas.
      Um fator importante é não guardar as sementes por muito tempo.

      Excluir
  69. Olá Cíntia. Comprei algumas sementes da marca Feltrin que vem sementes surtidas comecei o teste em estufas a 3 dia só a diferença e que minha estufas são feitas em potes transparente com tampa só te fique com um duvida cruel no manual das sementes dizia para deixá-las no minimo 12 horas de molho na água como comprei dos pacotinhos de semente fiz os teste de deixa umas de molho e o outro não a questão e que nenhuma das duas brotou. e também fiz o teste um sementeiras a minha duvida principais são: sobro o local que eu as deixa (deixo-as de dia no quintal e a no meu quarto pela noite. por causa das crianças.) tem algum problema deixas a noite no quarto? que tipo de iluminação posso estar usando (para as semente)? me disseram que as sementes que flutua não germinam
    vo para pura aqui se nao vai ficar muito longo o post.
    desde já eu agradeço! aguardando sua Resposta


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,
      fazendo a estufa pet, normalmente não temos problemas para germinar.
      Tem algumas sementes q realmente necessitam de ficar de molho um dia antes do plantio, mas dos cactos e suculentas não tem muitos q precisam.
      Durante a germinação a luz não é o essencial. O importante é ter a umidade e temperatura correta.

      Tente conseguir sementes frescas de algum colecionador. Não tente germinar sementes de cactos raros ou especiais. Comece com a Mammillaria prolifera para saber se o problema é o processo ou as sementes.

      Excluir
  70. Olá Cintia...parabens pelo blog,enfim...tenho um pequeno cacto globoso desde fevereiro desse ano,ele tem espinhos marrons e a parte de cima dele(coroa)espinhos e "Pêlos" brancos,será q ele dá flor?quando?se eu nao me engano,o queridinho é da espécie Coryphantha...me ajudeee quero flores delee

    ResponderExcluir
  71. olá, com quanto tempo tirar o vidro ?

    ResponderExcluir
  72. Em tempos quentes retiro com 1 mês e no frio mantenho até a primavera.

    ResponderExcluir
  73. Oi Cintia, muito bom seu blog, tem me ajudado bastante com minhas suculentas.
    Gostaria de sua ajuda para tentar descobrir um problema com as minhas após o transplante. Há 2 semanas transplantei varias suculentas para um vaso bem maior (espaçoso e fundo), mas com 1 semana notei que algumas (como a Sedum Burrito) passaram a murchar, principalmente as folhas de baixo. Passei a regar então um pouco mais a cada 2 dias, pois percebi que a terra estava secando bastante todos os dias, mas sem melhoras. Elas continuam na mesma janela em que estavam quando eram saudáveis onde recebem cerca de 1h de sol direto por dia.
    Vc sabe dizer o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      se vc não mudou a planta de lugar, somente o vaso e o substrato. Pode ser o substrato, pois o vaso na maioria das vezes não influencia.
      Experimente comprar terra vegetal pronta. Não misture areia, a maioria das suculentas vai bem neste substrato. Tome cuidado para não exagerar nas regas, pois este tipo de terra guarda mais água.

      Excluir

Gostou do blog? Clique aqui!