quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Plantando um cacto, passo a passo

Encontrei um ótimo substrato (mistura de terra) para os cactos e suculentas. A "fórmula" é uma parte de adubo orgânico já "frio" (expressão usada para definir o adubo que já esteja completamente decomposto e literalmente não apresenta mais o calor que produz durante o processo) e 3 partes de terra para germinadoras (é uma terra feita de produto vegetal e vermiculita).
Ambas devem ser compradas de fornecedores confiáveis, pois não devem conter contaminações de fungos, bactérias e sementes.


Misture bem as duas partes, até ficar homogênea. Use uma superfície limpa: pode ser uma bacia, ou jornal, por exemplo.




Coloque em um vaso sem compactar. Apenas deposite o substrato até o limite do vaso.


Escolha uma muda e abra um buraco para o plantio, conforme foto abaixo.


Aperte a terra em volta da muda levemente. Complete o vaso com pedra. Coloque uma superfície de mais ou menos 3mm de pedra e aperte sobre a terra até q fique alinhado com a borda do vaso. Regue e o substrato ficará com a superfície nem muito alto nem muito baixo, perfeito para poder regar no futuro sem que o substrato caia fora do vaso ou a planta afunde.


Dicas: 
Onde comprar os produtos?! Vc encontra em casa especializada em produtos de hidroponia e produção orgânica de verduras. Eles vendem em grandes quantidades, sendo em quantidades pequenas em sacos de 20kg. 
Posso colocar mais adubo para a planta crescer mais rápido?! Não faça isso ... a quantidade acima indicada é a máxima, se errar, erre para menos, pois normalmente a planta queima com o excesso de adubo.

Não acho esses produtos aqui na minha cidade... qual terra uso nos vasos? Tem outras opções?
Sim, claro! A principal dica é um substrato q não acumule água.
Compre terra vegetal, ou terra de jardineira. Se vc perceber q acumula água, coloque um pouco de areia na mistura.
Se não acumula água, nem precisa de areia.

Dica: Eu sempre uso areia na cobertura final para proteger a planta do respingo nas regas. Pode ser pedras tbm. Dê preferência para as naturais, pois as coloridas contém produtos químicos...

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos