quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Lithops - Conhecido como planta pedra

Família: Mesembryanthemaceae
Planta proveniente da África.
Prefere substrato com ph básico, algo em torno de 7,5 e 8, e de boa drenagem. Uma boa "receita" é 1/3 de terra vegetal, 1/3 de areia lavada, e 1/3 de perlita.

Cultilvo: São reproduzidos através de sementes. As sementes são extremamente pequenas, algo em torno de 0,3 mm, isto mesmo, não é erro de digitação menor q 1 mm. Abaixo temos fotos das sementes ampliadas aproximadamente 4 vezes maior para poder ser visualizado.





Para plantar utilize mini-estufas que podem ser construidas caseiramente, com potes de plásticos transparentes, ou mesmo de garrafa pet reciclado. Atenção: use potes sem coloração, verdes, azuis e outros não são bons para o desenvolvimento da planta.

Aqui tem um link com passo a passo do plantio: http://cactoseafins.blogspot.com/2008/01/cactos-de-sementes.html

A foto abaixo tem por volta de 7 dias após o plantio. Cada planta mede em torno de 1 a 2 mm. Mantenha a estufa fechada por mais pelo menos 20 dias.



Abaixo vemos fotos com a planta com aproximadamente 3 meses ... demora mesmo para a planta desenvolver ... nesta foto eles estão com aproximadamente de 2 a 3 mm de tamanho. São cônicos e meio transparentes. Já sem a tampa da estufa.
A partir desta fase a planta necessita de pouca água. Não exagere nas regas ... regue somente quando apresentar o substrato praticamente seco.



O sol deverá ser moderado. Muito sol fará com q as plantas literalmente derretam ... sol da manhã através do vidro de janela é uma sugestão.
Para ver os resultado com já com o "formato pedra" deverá levar algo em torno de 8 meses, qdo alcançará algo em torno de 5 mm de diâmetro. Nesta fase ela começará a perder a transparência e o sol poderá ser intensificado. Não trate como cacto deixando sob o sol ... ele gosta de sol moderado.
Abaixo podemos ver as Lithops com a formação da segunda folha. Já mais parecido com as plantas que vemos delas adultas. Estas estão com aproximadamente 7 meses e 4 mm de diâmetro.



Abaixo as fotos das Lithops com 9 meses, recém replantados.



Foto aproximada em macro. O tamanho aproximado das maiores plantas é de 5mm de diâmetro.



A floração acontecerá apenas no ano seguinte do plantio, desde que haja as condições ideais. Normalmente ocorrente entre o verão e o outono.

Uma dificuldade encontrada durante o processo foram o aparecimento de pequenos insetos (pareciam moscas, mas saltavam como pulgas). Aparentemente eles matavam as plantas. De um dia para outro após o aparecimento da praga, as Lithops sumiam. A solução foi borrifar inseticida de jardinagem e diminuir a zero as regas durante a recuperação.

Site com fotos de algumas espécies: http://www.desert-tropicals.com/Plants/Aizoaceae/Lithops.html
Um vídeo com fotos de várias Lithops: http://www.youtube.com/watch?v=bNWrMnbfIAY
Aqui dá para ver uma cápsula (com sementes) se abrindo: http://br.youtube.com/watch?v=5oAr7k1do5E

*Obs.: Lithops não gosta de climas úmidos. Se vc mora em regiões assim vai ser bem dificil ter sucesso com eles...

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos