segunda-feira, 24 de julho de 2017

Como retirar a parte doente do cacto?


Esse fungo qdo ataca, costuma ser rápido, e dificilmente tem salvação...
Se vc conseguir achar esse problema logo no início as chances de salvar são bem maiores. As características desse tipo de doença são manchas escuras e o local começa a amolecer. Cuidado para não confundir com manchas de cicatrizes... essas não precisam de medidas radicais. As manchas de cicatriz não amolecem.


Fiz um corte deste cacto para mostrar o q acontece por dentro... esse cacto da foto não tem como salvar...


O tecido escuro e as manchas marrons já estão bem contaminados pelo fungo, e se fosse possível salvar, a medida é cortar todo tecido infectado.
Abaixo na foto é possível ver algumas linhas escuras na parte q parece saudável... isso significa q o fungo está um pouco mais fundo da ferida.
O corte ideal é onde está marcando a lâmina. Ou seja, um pouco depois da lesão.


Esse cacto da foto tinha uma parte muito grande podre e não adiantava eu cortar... ia sobrar pouco cacto saudável.
Então como saber se dá ou não para salvar?! Não existe medida exata, mas eu considero o seguinte: qual o tamanho da ferida aberta q vai ficar depois q eu cortar? Se for maior q a altura da planta, não vale a pena. Mas se a planta for rara ou de valor sentimental, eu tento de qq jeito. Rsrs

A podridão pode dar tbm no topo, na lateral, e em qq lugar do cacto. Apodreceu, não precisa ter dúvida, retire a parte podre. Depois vc pode pesquisar como plantar, como evitar isso, etc.
A doença evolui muito rápido. Um cacto pequeno pode sumir em apenas uma noite...

Eu uso canela em pó ou resina no corte para proteger de fungos. O segundo é difícil de achar.

Aqui uma postagem sobre canela: https://cactoseafins.blogspot.com.br/2015/06/canela-bactericida-e-fungicida-natural.html?m=1g
Aqui uma postagem com resina: https://cactoseafins.blogspot.com.br/2011/10/podando-cactos-e-suculentas.html?m=1

Depois da ferida secar, vc pode replantar. Use terra nova e lave bem o vaso com água e água sanitária.

Agora é torcer para o fungo não ter se espalhado muito... não é muito animador, mas é o q dá para fazer nestes casos.

Você pode gostar destas publicações

Faça seu site aparecer! Anuncie!