sábado, 31 de dezembro de 2016

Identificação de plantas

Quando colecionamos plantas é sempre interessante saber o nome dela, para organizar e facilitar o cultivo.

Ter informações sobre o local de origem e sua história, ajuda muito a saber como cuidar melhor delas.

Na foto coloquei a ordem correta usada na Botânica. Mas no geral usamos mais as 2 últimas.

O gênero é escrito com a primeira letra em maiúsculo e a espécie em minúsculo. Se for híbrido fica entre aspas.

Confesso q muitas vezes não sei o nome completo das plantas de minha coleção. Principalmente qdo não resisto a compras em lugares onde não vem identificados (como na primeira foto ... pelo menos sei q é uma Echeveria). Mas ... quando tenho problemas ... a solução é estudar de onde ela veio, como é o seu habitat natural.

É legal saber, q para complicar mais os nomes tem sinônimos. Normalmente isso acontece qdo os botânicos corrigem sua classificação por motivos técnicos.
Sabemos qdo houve a reclassificação qdo encontrar entre parênteses o ano, ao lado do nome. Assim sabe-se a última atualização.

Procure os sites de organizações internacionais para descobrir onde estão registrados. Seria como um "cartório internacional de Registro".
Internacional pois o nome vale para qq país. Isso facilita pesquisadores a estudar melhor cada indivíduo e suas particularidades.

O nome popular ajuda tbm. E costuma ser muito mais fácil de guardar, pois estão associados a aparência ou alguma coisa da cultura local. Por exemplo: "Espada de São Jorge", "Cacto poltrona da sogra", "Dama da noite", "Rosa do deserto", ...
Muitas vezes o nome popular significa q a planta já está adaptada ao local.

A pesquisa de nomes nem sempre é fácil. Principalmente se for uma novidade por aqui ... plantas exóticas (são as q não são de origem nacional) são comuns hj em dia. Não costumam vir com apelidos ... leva um tempo para ganhar um nome popular.

Dicas:
- saber a família e o gênero já é um bom começo, e se não for possível, o nome popular ajuda muito
- entre em grupos de colecionadores para discutir sobre a nomenclatura ("o fórum do Yahoo! : SBCS - Sociedade Brasileira de Cactos e Suculentas" - é bem legal; tem os fóruns de redes sociais normalmente com nomes do tipo "Identificaçao de plantas") e o cultivo
- aproveite blogs para pegar as dicas
- sem esquecer os buscadores (Google é o mais famoso) e as redes sociais
- achei este link legal, http://www.crassulaceae.ch/de/home , mas está em inglês e não tem fotos... mas para quem quiser se especialista em nomes é uma boa dica
- adoro livros e revistas com fotos, folhear de vez em qdo ajuda a familiarizar, afinal são nomes complicados...

Curtiu o post? Curte a fanpage deste blog lá no Facebook. Sempre pesquiso novidades com nomes e curiosidades. E aviso por lá os novos posts aqui.
http://www.facebook.com/cactoseafins

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos