quinta-feira, 28 de maio de 2015

Replantando cacto sem se machucar ...

Plantar cactos pode ser uma tarefa complicada ... desviar dos espinhos é um desafio.

A maneira mais fácil que encontrei de segurar um cacto na troca de vasos foi um pegador de saladas (utensílio de cozinha). Acredito q o pegador de macarrão também sirva.
Procure um que tenha o formato arrendondado para evitar de machucar a planta.

Obs> Tem também a técnica do jornal em tira.Aproveito para indicar um link ótimo que achei sobre o assunto: Jardim da Grasi. Tem uma foto da técnica do jornal.


Para retirar a planta do vaso, aperte a lateral do vaso para que as raízes desgrudem do vaso.
Não tente puxar a planta sem soltar ela, pois pode danificar a planta.


Agora é utilizar o pegador para retirar do vaso, sem espinhos espetando os dedos! =)


Eu mantenho o "segurador" de cactos enqto firmo a planta no vaso. Assim posso aproveitar para posicionar: no centro do vaso, na lateral, ... Principalmente se for fazer um jardim de cactos.


Para firmar o cacto, costumo apertar levemente o novo substrato (terra). Tive algumas experiências ruins no começo ... como pode ver na foto, não parece muito seguro colocar a mão perto dos espinhos.
Use o cabo das pás de jardinagem. Tem alguns disponíveis na versão mini, nos gardens centers, que são bem úteis para cuidar de pequenas plantas.



Mas se o cacto não tiver raízes suficiente para manter em pé, use escoras. Pode ser palitos de churrasco, ou hastes de tutoramento de plantas.
Mantenha o apoio por pelo menos 30 dias (antes de retirar todas as estacas, verifique se está firme). Tempo que costumam começar a enraizar bem.


Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos