terça-feira, 29 de setembro de 2020

Como fazer mudas de suculentas?

Como fazer mudas de suculentas? Para quem já coleciona a algum tempo, provavelmente já fez com as Echeverias, Sedum, Graptosedum, ... aquelas que tem suas folhas com formato de pétalas. Para quem ainda não viu, como se faz mudas, tem um artigo aqui => https://cactoseafins.blogspot.com.br/2013/08/mudas-de-suculentas-em-estufas-pet.html

Mas e como fazer mudas de Haworthias? Aloes? e outras... tbm é possível?
Sim, tbm dá pra fazer mudas com elas! Mas é muito mais demorado.


Abaixo temos a Haworthia attenuata, como exemplo. 
Peguei um vaso q não estava muito bonito para fazer a experiência.


Retirei as folhas bem na base. Percebi q as folhas cortadas pela metade, deste gênero - Haworthia, não enraizam ... assim como as famosas "Rosa de Pedra", Sedum, Graptosedum, e Aloes. Alguns gêneros, como as Sansevieras e as Kalanchoes enraizam até de pequenos pedaços.

Entre o preparo do vaso e o primeiro sinal de muda foram 3 meses e meio! Por isso q a maioria das pessoas acham q elas não enraízam! Eu era uma delas... rsrs e aceitei o desafio de um grupo na rede social do Facebook, e prometi postar no blog caso desse certo.

O resultado está na foto abaixo!


Tentei: sem enterrar, enterrando, e com estufa pet. O primeiro resultado, a da foto mostra uma folha enterrada e sem a estufa!

Algumas folhas apodreceram durante os meses q passaram... mas a maioria ficou bem, apesar de um pouco desidratadas. As q ficaram na estufa pet, estão gordinhas e não apodreceram, mas ainda não enraizou.

Mantive em local iluminado, mas sem sol direto.

Então, não joguem suas folhas de suculentas fora! 

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos