Bem-vindo ao blog de Cactos e Suculentas!

Conheça mais destas plantas intrigantes, com seus espinhos e delicadas flores!

Como plantar, cuidar e seus nomes. Sempre com fotos para facilitar o entendimento.


Para navegar no blog procure no lado esquerdo os temas na listagem completa, separado por postagem; ou na lista de marcadores, separados por tema.

Você quer contribuir para melhora deste site? Entre em contato por e-mail: amigosdasplantas@gmail.com

*** As dicas deste blog são referentes a minha experiência com o cultivo e como colecionadora.
Google
 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cactos e suculentas que apodrecem ...

Eles desaparecem da noite para o dia ...

Mudei de endereço, para um lugar onde a umidade do ar é quase sempre acima dos 80% ... e fiquei em dúvida: será que os cactos e suculentas sobreviverão?!

Foi interessante encontrar suculentas na Mata Atlântica! E bem saudáveis! Ainda não vi cactos por aqui ...

Meus cactos e suculentas de início sofreram bastante, chegaram a derreter literalmente, ou somem no vaso, da noite para o dia.
Sigo ainda no desafio ... este ano consegui poucas flores ... por isso a ausência de fotos. De qq forma deixarei aqui alguns comentários aqui como dica para locais com muita umidade e muita chuva.

- coloquei em local coberto e com incidência de sol na parte da manhã
- apliquei fungicidas naturais periodicamente: óleo de neem e pirolenho
- usei adubos solúveis em épocas mais quentes
- lavei as mesas sempre que apareciam sinais de fungos com água e água sanitária (10/1)
- deixei as plantas mais espaçadas para aumentar a ventilação

10 comentários:

  1. Olá Cíntia.

    Eu crio cactos e suculentas em Santos, e realmente a umidade é um desafio durante algumas épocas do ano. Fui melhorando a sobrevida das plantas usando um solo mais drenado do que tenho visto em criadores de outros luares, assim como procuro deixar o solo o mais mineral possível na hora de fazer um vaso, embora receba de bom grado o natural desenvolvimento posterior de um ecossistema de solo no vaso.

    A rega também tende a ser mínima durante o inverno e durante as épocas de muita umidade.

    Quanto a existência de cactos na Mata Atlântica, as epífitas são extremamente abundantes e diversificadas, quanto aos cactos terrestres, eles costumam ocorrer onde existe pedras na superfície, como nas encostas e afloramentos rochosos.

    saldações

    filodendro.at

    ResponderExcluir
  2. Olá Armando,
    obrigado pela visita e comentário!

    E q coincidência ... encontrei um cacto esta semana! Estava em um limoeiro velho ... estava morta devido a broca (praga q acaba com o tronco por dentro). Derrubei a árvore e na retirada das plantas q parasitavam, achei entre bromélias, orquídeas e suculentas: um cacto pendente.

    [ ]s
    Cintia

    ResponderExcluir
  3. Se vc se mudou para uma área em que a umidade é bem alta, vai ter q diminuir e muito nas regas, pois o sereno da manhã acaba molhando o cacto e a terra ou deixando-a mais úmida ainda, talvez seja melhor também colocar teus cactos em um ambiente de proteção... Onde eu moro também é complicado, pois o tempo é totalmente variável (de manhã faz sol, às vezes a tarde pode chover..)... Mas sempre existe um jeitinho pra tudo!!!... Parabéns, ótimo blog...

    ResponderExcluir
  4. Opa! Obrigado pelas dicas! Com certeza ajudarão e muito!

    Tenho regado uma vez por mês em média ... louco isso!

    ResponderExcluir
  5. Gente...me ajudem!! Ganhei um cacto de uma amiga. Não conheço bem a planta, mas sou apixonada por ela. Meu apartamento PRATICAMENTE NÃO BATE SOL...ele está apodrecendo...o que de vo fazer...devo replantá-lo? Me ajudem...por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      plantas apodrecendo não é um bom sinal ... pode ser falta de luz, muitas regas, entre outros, ou simplesmente ser uma planta q precisa de sol.
      A parte apodrecida não tem como recuperar ... mas retire a parte podre, passe canela em pó depois deixe cicatrizar a sombra e finalmente replante em um substrato novo.
      Procure cactos e suculentas que vivem em locais sombreados como as Rhipsalis assim ficará mais fácil.
      []s

      Excluir
  6. minha opontia esta ficando meio amarelado escuro de baicho para sima mas enpurei com uma caneta e esta bem duro nao parece que esta apodrecendo isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver formado uma casca marrom na base sem amolecimento, a planta não deve morrer. Mas fique atento a insetos q perfuram a planta e deixam a planta exposta a fungos ... neste caso use um inseticida de jardinagem para prevenir.

      Excluir
  7. oi achei uma Sansevieria stucky so que ela estava podre embaixo com cheiro de podre amarelada gostaria de saber porque ela apodreceu vc sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cactos e suculentas apodrecem por causa de fungos e/ou bactérias. Para evitar temos q manter a planta longe das pragas: cochonilhas, pulgões, ... e insetos em geral. Além dos insetos podem ser desenvolvidos por excesso de água.
      Não é fácil saber a razão exata. Somente um laboratório pode dar um laudo.
      A dica é maneirar nas regas e ficar atento a insetos, pois qdo a planta derrete ... a parte atingida não se recupera mais. Retirar a parte atingida pode dar chance ao restante da planta saudável.

      Excluir

Gostou do blog? Clique aqui!