quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Sedum rubrotinctum

Sedum rubrotinctum é conhecida popularmente como "Dedinho de Moça".

Sempre vi estas Sedum nas cores verdes avermelhadas... este de cores rosadas acabei de achar e claro, entrou na coleção. Ela é considerada variegata.

Uma coisa curiosa q começou a acontecer foi q a metade das mudas q tirei ficaram rosadas e a outra verde/vermelho. Inclusive a planta original comprada tem uma parte se desenvolvendo verde... não é outra planta junta pois as duas partes nascem do mesmo ramo.

Olha q estranho... 


A foto abaixo é mais uma nova muda vindo... dá para ver um pedaço bem verde!


Andei pesquisando o q é uma planta variegata... e descobri q a variegata é uma mutação genética da planta normal.
Essa alteração pode acontecer naturalmente ou não. Mas nem toda planta variegata tem 100% dos tecidos iguais... como nós temos muitas celulas com características diferentes... essa explicação é bem superficial, ok? 

Mas na prática funciona assim: celulas com a genética do verde, vão se multiplicar verde; e a "branca" (no caso da minha planta "rosa") vai sair "branco". Como um dedinho q se usa para tirar a muda desta suculenta é mais q uma única célula, ela tem uma coleção de verdes e "brancos" (bem Palmeiras... rsrs mas deixa futebol para outro blog) portanto serão multiplicados ou um ou outro... não tem como controlar isso.

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos