sexta-feira, 5 de junho de 2015

Arranjo de suculentas em garrafa pet

Este arranjo é fácil e barato de fazer! E ainda tem a vantagem de precisar de poucas regas!


Vc vai precisar de uma garrafa pet de qualquer cor (Obs> A cor do pet aqui não faz diferença, mas para as estufas pet fazem), substrato pronto (terra de pronta para plantio), tesoura ou estilete, jornal, fita crepe (vende em papelaria), arame para pendurar, e claro, mudas de suculentas.

Primeiro faça dois cortes para que formem um desenho de T de ponta cabeça, como nas fotos abaixo. Use o estilete ou a tesoura para isso.
Importante! As tesouras e estiletes devem ser usadas com cuidado, pois podem causar ferimentos graves.

Faça alguns furos iguais na garrafa. Eu fiz 8 furos iguais.

Dica: 
- marque com caneta do tipo retroprojetor (aquelas q escrevem em plásticos) onde pretende abrir os buracos para que os desenhos fiquem bem espalhados pela garrafa.
- se usar suculentas grandes, faça poucos buracos; e se forem pequenas podem ter mais.
- lembre-se q as mudas crescem, então pode parecer poucos buracos no início.


Em seguida abra as duas abas levemente. Deve abrir o furo em forma de triângulo.

Dica: abra parcialmente, assim a terra não sai pelo buraco enquanto estiver enchendo a garrafa.


Agora prepare um funil de jornal e conecte a garrafa usando uma fita crepe. 



Dica: antes de começar a encher a garrafa de substrato, tape os furos com a fita crepe.


Agora podemos começar a encher a garrafa. Use um toquinho de madeira (sugestão: o cabo de uma pá de jardinagem pequena) para ajudar a empurrar a terra. Faça isso delicadamente para não rasgar o funil.

Assim q completar a garrafa, pode tirar a fita com cuidado e firmar a terra com o dedo para ficar mais fácil de plantar.


Pronto, agora é só espetar as mudas. E para finalizar coloque um arame (sugestão: pode usar arame de segurar vaso de orquidea, ou aquelas correntes usadas em vasos de samambaia) para pendurar o arranjo. Dica: quando fizer os furos faça pelo menos três alinhados no alto para prender o arame.


Se o substrato tiver bem seco coloque 100ml de água.

E agora é só pendurar o arranjo em local com bastante iluminação.

Dica de rega:
- para saber se secou totalmente repare se não existe mais o vapor na parte de cima da garrafa. Se não tiver mais vapor, coloque mais 100ml de água. O jardim pet precisa ser regado 1 vez por mês no verão e 1 vez a cada 2 meses no inverno.
- se achar complicado ver o vapor, tem a opção de fazer furos na parte de baixo da garrafa e uma vez por mês regar com 250ml de água e deixar escorrer antes de pendurar de volta.
- quando as plantas estiverem bem desenvolvidas (levam uns 6 meses), costumam absorver mais água. Então pode usar um pouco mais de água em cada rega.

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos