sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Notícia: "Cactário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro reabre com coleção ampliada e com novo jardim de plantas rupículas"

Recebi esta notícia por e-mail e corri para compartilhar com os leitores!
Maiores informações de endereço, preços atualizados e horários: http://www.jbrj.gov.br/arboreto/ (site oficial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro)

Veja o e-mail na integra:

Cactário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro reabre com coleção ampliada e com novo jardim de plantas rupículas 


5 dez. 2013

Criado em meados de 1930, o
Cactário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

detém hoje uma das maiores coleções de cactos e suculentas do Brasil. Hoje, o espaço abriga aproximadamente 150 espécies, que integram coleções obtidas em expedições científicas e através do intercâmbio de sementes e mudas com outras instituições e colecionadores.
Desde sua criação, oCactáriojá passou por diversas obras de revitalização e conservação, que contribuíram para a ampliação de seu acervo.
Aberto ao público no dia 5 de dezembro, após sete meses de obras, o Cactário viu sua área ampliar e ganha dois mirantes, que conectam o espaço ao Caminho da Mata Atlântica e permitem que o visitante observe o arboreto e sua fauna através de três binóculos.
No Caminho da Mata Atlântica, totens de animais típicos desta vegetação apontam o percurso, e bancos giratórios servem à contemplação e reflexão sobre a beleza do Jardim em seus diversos ângulos.


Outra novidade do projeto diz respeito à arquitetura do lago do Cactário, que foi renovado para destacar seu desenho original. Quem vier ao Cactário também será beneficiado com uma arquibancada, revitalizada a partir de bancadas de uma estufa outrora destinada ao cultivo. A estrutura agora será destinada ao repouso e contemplação.


Todos os caminhos do Cactário foram revistos. Pisos, escadas, canteiros e duas estufas destinadas à reserva técnica foram renovados, a partir da adoção de um projeto paisagístico moderno.


Em três estufas abertas para o público, o projeto Micromundos transporta os visitantes para diferentes micropaisagens, proporcionando uma experiência lúdica através dos arranjos de cactos e suculentas. Fundo do mar, neve e deserto são só algumas das realidades produzidas por meio do paisagismo.
Enquanto os canteiros externos são destinados às coleções botânicas de cactos e suculentas, estas estufas estão organizadas de forma mais livre e criativa, seguindo preceitos estéticos.


“O Micromundos também será repaginado. A ideia é que de tempos em tempos as plantas localizadas nestas estufas sejam remanejadas para criarem novas realidades, com a intenção permanente de atrair o olhar do público para o incrível universo de cores e formas que estão além dos espinhos dos cactos”, explicou Ricardo Reiscurador de coleções vivasdo JBRJ e responsável pelo Cactário.


Após as obras, o maior desafio diz respeito à manutenção das plantas. Garantir seu bem-estar em um ambiente úmido e pouco propício passa por um equilíbrio perfeito entre adubação e rega.


“Ao contrário do que muitos pensam, os cactos demandam água. É um mito pensar que gostam de permanecer longos períodos sem serem regados ou que preferem um solo pobre. O JBRJ trabalha de forma contínua para minimizar os desgastes provocados pela umidade do arboreto.


A preocupação principal é conseguir alocar os cactos em um solo altamente drenante, rochoso, de preferência criando elevações que o afastem do solo do arboreto.
Em seguida, é necessário manter um regime de rega que garanta que as plantas jamais passem por um deficit hídrico.
Com todas estas condições atendidas, damos início à etapa de manejo mais importante: a adubação, que deve ser generosa, de modo que os cactos se tornem saudáveis o bastante para fazerem frente aos fungos provocados pela umidade”, explicou Reis.
Na natureza, os cactos ocorrem sempre acompanhados das plantas suculentas. Ambos são capazes de armazenar água em quantidade elevada, permitindo que sobrevivam em ambientes áridos.


A partir da reabertura do Cactário, a empresa de bebidas Brasil Kirin se estabelece como empresa parceira do Jardim Botânico do Rio e passa a apoiar a implementação de novas melhorias e a manutenção do espaço. 


___________________________________________

Celso do Lago Paiva Pesquisador de:
invasões biológicas em ecossistemas naturais (Projeto
   "Impactos e distribuição de plantas exóticas 
invasoras
    em ecossistemas naturais
 no Brasil", SisBio 40397)
- conservação de plantas nativas in situ ex situ
-
 Cactaceae: SelenicereusCereusMonvillea- ecologia de áreas úmidas e de vegetação sobre calcário
- Botânica Econômica 
Instituto Pró-Endêmicas  Pesquisador Associado e
Coordenador do Grupo de Estudos sobre Organismos Invasores (GEOI)

celsodolago@hotmail.com
http://biodiversidadebrasil.xpg.uol.com.br/
http://www.linkedin.com/profile/view?id=216713221&trk=tab_pro
http://independent.academia.edu/CelsoPaiva

Curvelo, 
Minas Gerais
_________________________

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Flores de Novembro e Dezembro de 2013 - Turbinicarpus klinkerianus


Turbinicarpus klinkerianus
Cacto pequeno com a idade adulta alcança apenas 15cm de altura. O da foto tem 2cm.
Suas flores tem 0,8cm de diâmetro e tem a cor creme.
Gosta de sol pleno.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Flores de Novembro e Dezembro de 2013 - Rebutia muscula

Este cacto tem flores na cor laranja. Um detalhe interessante são seu espinhos que apesar de abundante não são tão perigosos como a maioria dos cactos.
Esta planta gosta de sol e as regas devem ser moderadas(não deixar o substrato encharcado).

Flores de Novembro e Dezembro de 2013 - Mammillaria prolifera

Este cacto como o nome sugere, é um cacto fácil de reproduzir, tanto como muda quanto via sementes.
É uma planta pequena, simples e delicada(mas tem espinhos ...). Depois de florações gigantes, cores fortes, ... ela parece sem graça ... mas o segredo é ter um grupo grande em um único vaso. Vc pode ficar surpreso com a quantidade de flores q podem abrir ao mesmo tempo!

Flores de Novembro e Dezembro de 2013 - Gymnocalycium


Gymnocalycium baldianum
Cacto bem comum com floração que varia de branco ao vermelho. Quando compramos este cacto não temos como saber a cor da flor ... mas sempre fica a expectativa!
Planta que gosta de sol e pouca água.



Flores de Novembro e Dezembro de 2013 - Vermelhos

Echinopsis chamaecereus
Conhecido como cacto amendoim, tem suas flores com aproximadamente 2cm de diâmetro e de forte cor vermelha.
É fácil de ser cultivada e de tirar mudas. Cada gomo forma uma nova planta. As vezes, um acidente faz uma nova muda ...

Rebuntia minuscula
Cacto de formato redondo, e com flores abundantes da cor vermelha.
É uma planta de fácil cultivo e gosta de muito sol.

Flores de Novembro e Dezembro de 2013 - Amarelos

Notocactus / Parodia ottonis
Cacto de cor verde com os espinhos avermelhados.
Suas flores amarelas tem aproximadamente 5cm de diâmetro! O pistilo vermelho destaca-se no meio das pétalas amarelas com bordas levemente roseos. 

Hatiora salicornioides
Conhecida popularmente como suculenta, mas da família dos cactos, esta planta tem suas flores amarelas e os frutos dela são redondos brancos/rosados.
Ela tem sua origem no Brasil.
O cultivo indicado é estar protegido do sol nos horários mais quentes, mas tenho cuidado desta planta em sol pleno sem problemas.
Ótimo para fazer Bonsai pois com o tempo ela ganha o formato de árvore.

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos