quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Gymnocalycium baldianum - as flores!

Desta vez a sorte ajudou! Fez sol e as flores abriram!

As flores dos cactos são interessantes pois muitos tem horas certas para abrirem. A maior parte concentra-se no período com incidência do sol, e na ausência abortam suas flores. Estas das fotos abrem em torno das 10h00 e ficam até uma 16h00. As Echinopsis abrem cedo e fecham mais ou menos as 10h00. Tem tbm as noturnas como a Epiphyllum oxypetalum que faz o show a partir das 22h00. Provavelmente aumentando a probabilidade de serem polinizadas de acordo com a "agenda" dos insetos.





segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Gymnocalycium baldianum

Muitas flores! Pena não estarem em sua total beleza ... as flores dependem do sol e hj não parece q vai ser ensolarado ... mas fica registrado. Quem sabe amanhã elas não tenham mais sorte.
As flores do Gymnocalycium abrem mais de um dia na tentativa de serem polinizadas, diferente da Echinopsis que abre somente uma manhã e depois murcham.



Mais flores de primavera!

Desta vez é a Madalena q divide suas fotos conosco!
A flor branca é Echinopsis calochlora e a vermelha uma Stapelia sp.







quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Primavera 2012 - Show de flores e cores!



Notocactus uebelmannianus

Mais do que as flores os espinhos dão o charme desta planta!

 
Esta Parodia ottonis ficou quase 3 anos sem flores! Agora adaptada ao novo lar, voltou a florir! 

Gymnocalycium baldianum em tom rosa ...

Este cacto, Lobivia arachnacantha, caprichou para abrir a primavera! 

A sua pequena muda com sua primeira floração: flor com o triplo da altura do cacto!

Mammillaria zeilmanniana

Fotos diretos da natureza!

Sempre vemos cactos em vasos ... e na maioria das vezes não sabemos a origem e o habitat natural.
Seguem fotos q tirei na Mata Atlântica. São cactos que vivem na sombra e com chuva intensa ... ou seja, muita água ... o contrário que a regra geral.



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pq Nacional da Serra do Cipó - notícia triste ...

Compramos cactos, suculentas e outras plantas, e na maioria das vezes não conhecemos a origem. A coleta indiscriminada e acidentes(propositais ou não, como queimadas) podem mudar o ambiente, e perdemos grandes acervos biológicos: cactos, suculentas, orquídeas, insetos(apesar de não ser meus preferidos ... rsss mas fazem parte do sistema), animais, ... e seremos atingidos pela mudança de ambiente natural, aliás já estamos sendo atingidos.

Como equilibrar a economia e o meio ambiente? A defesa do meio ambiente não está somente nas leis q são votadas, e sim no que cada um de nós podemos fazer. Um acidente acontece, mas não estamos prontos para evitar um mal maior ... na verdade nem vemos o q aconteceu ... é apenas uma nota pequena em algum jornal pequeno ...

Multas, desapropriações, mata ciliar, reposição ambiental, ... são apenas palavras soltas no nosso dia a dia, que na maioria das vezes não faz parte da educação escolar regular. Não temos como acabar com a agricultura familiar, multar sem o devido estudo, ... então qual a saída?!
Acredito mais no investimento da educação e pesquisa, para que no futuro(espero q breve) possamos ter ações imediatas sem punir a economia rural. Escuto sempre ... a cidade q vive ao lado das APAs são punidas economicamente por ser uma área de preservação ... enqto deveria ser o contrário: deveríamos ter um apoio técnico(educação e pesquisa) para aplicações práticas, pois os simples moradores são as primeiras ferramentas para evitar "acidentes" - desta vez entre aspas, pois isso acontece pela falta de informação e investimento.

Espero não escrever muitas notícias tristes neste blog ... e sim mostrar fotos e textos de como são, onde ainda estão preservados,e existe a possibilidade de estudo e desenvolvimento de planos de proteção.

Abaixo fotos do ocorrido no Parque Nacional da Serra do Cipó e palavras de um profissional da área e um depoimento do ocorrido que não deve ser ignorado ...



Antes_2010_07_18 094_min


2012_10_14_Cipo_incendio_Parque 030_min

Depois_2012_10_14_Cipo_incendio_Parque 028_min

Incendio_6_13_10_2012_DSC01690_det_min



Colegas:

O grande incêndio que destruiu cerca de 8.000 hectares do Parque Nacional da Serra do Cipó, no centro de Minas Gerais, atingiu fortemente algumas áreas que apresentam sub-populações significativas de Arthrocereus odorus, espécie de Cactaceae muito justamente arrolada na lista federal de espécies ameaçadas de extinção.

Algumas dessas populações haviam sido estudadas (fitossociologia e Ecologia) em 2011 por nosso colega Felipe Sbrissa, de São Paulo.
     Essa espécie ocorre apenas em algumas dezenas de quilômetros quadrados na Serra do Cipó, sendo naturalmente rara.

Vejam as fotos das mesmas plantas, antes e depois do incêndio. Os cactos queimados já estavam com botões (foto).
     A terceira foto mostra área queimada de cerrado rupestre denso com grande população de Arthrocereus atingida.

O desastre provou que o Parque Nacional, e todas as outras unidades de conservação brasileirasnão estão preparadas para grandes incêndios, estando à mercê de atos criminosos e acidentes naturais.
     As perdas de campos, cerrados, matas ciliares e campos rupestres foram muito sérias, em alguns casos atrasando-se em dezenas de anos a recuperação de áreas que há muitos anos não conheciam fogo.

Celso
 
___________________________________________

Celso do Lago Paiva Pesquisador de:
- invasões biológicas em ecossistemas naturais
- conservação de plantas nativas in situ ex situ- ecologia de áreas úmidas e de vegetação sobre calcario
Ananas e PseudananasAcrocomiaSelenicereusCereus e Monvillea

- Botânica Econômica Analista Ambiental  ICMBio/ Ministério do Meio Ambiente
    Parque Nacional da Serra do Cipó MG

    celso.lago@icmbio.gov.br

Diretoria de Conservação
    Instituto Pró-Endêmicas    instituto_proendemicas@hotmail.com

celsodolago@hotmail.com
 
Skype celsodolago

Curvelo e Santana do Riacho
Minas Gerais, Brasil

Cereus sp

Mauro Barão Jr registrou a floração e o fruto deste Cereus! E  gentimente dividiu conosco!
Parece ser um Cereus azureus, mas não tenho certeza ... achei um site só sobre esta espécie: http://www.desert-tropicals.com/Plants/Cactaceae/Cereus.html

Resumidamente o q diz o site:
É uma planta q tem sua origem no Caribe e na América do sul. São mais de 40 tipos dentro desta família. Normalmente são cactos colunares com flores brancas em formato de cones. Q pode ser reproduzido por sementes e de podas.

Esta primeira foto mostra o fruto de poupa avermelhada e as sementes - pontos pretos.

Quem mora em apartamento dificilmente verá uma floração desta planta por causa do porte da planta adulta.

Close na flor!

E finalmente o jardim de cactos! Realmente lindo!

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos