quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Muitas flores!

Algumas semanas atrás (16/07/12) publicamos as fotos deste cacto com botões, acabei de receber de Lucas Garcia, estas fotos com as flores abertas! Linda floração da Mammillaria spinosissima var. rubrispina.

É interessante ver a rusticidade dos espinhos com a delicadeza das flores juntas! Este gênero Mammillaria tem como característica a múltipla floração, várias flores abrindo em sequência ou simultaneamente.







Belas florações em Porto Alegre!

Josiane Appel - Porto Alegre/RS é dona desta coleção florida e autora das fotos! Conseguir um cacto florido é muito bom, e nas fotos vemos um jardim de flores, simplesmente lindo!









quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Inverno para cactos e afins ...

O inverno chega época que muitas plantas ficam mais expostas a pragas e doenças: antracnose, podridão, cochonilhas, ...


A menor quantidade de alimentos para os insetos e pequenos animais faz com que procurem nossos jardins como alternativa, aumentando a probabilidade de transmissão dos fungos e bactérias, pois são pelas lesões/machucados que o problema chega.
As plantas tem seu metabolismo reduzido ou entram em dormência nesta época o que tornam mais suscetíveis a problemas, enquanto os fungos e bactérias proliferam-se com mais facilidade devido a umidade  e baixa luminosidade.

Resumindo ... devemos nos antecipar e evitar que elas sejam atingidas, mantendo a planta nutrida, evitando umidade e escolhendo o melhor lugar para passar este período.

Seguem algumas dicas para evitar pragas:
- não replante durante o inverno
- diminua as regas pela metade que costuma fazer
- use como preventivo alguns produtos naturais para repelir os possíveis transmissores de insetos, fungos e bactérias: óleo de neem, calda bordalesa (use este item com cuidado, pois algumas plantas podem ser mais sensíveis, principalmente se o produto estiver guardado por muito tempo, o que muda suas propriedades originais), pirolenhoso, folhas adesivas para insetos, ...
- se tiver problema com alguma planta de sua coleção, isole imediatamente. Não importa se são cactos, orquídeas, folhagens, ...
- descarte o substrato da planta afetada, nunca reutilize pois provavelmente está contaminada
- antes de usar vasos e ferramentas lave com água e água sanitária na proporção 1/10, e se for ferramenta de poda(facas, tesouras e lâminas) esterilize com fogo(maçarico ou boca de fogão)
- se possível coloque a planta protegido da chuva, e com incidência de sol

Se o problema já chegou a sua coleção ...
- isole a planta e identifique o problema: fungo/bactéria ou inseto
- se for fungo/bactéria e quiser tentar salvar ... retire a parte atingida, passe canela ou outro bactericida/fungicida(normalmente a base de cobre), deixe "cicatrizar"(5 dias) e replante em novo substrato
- se for inseto, retire os que for possível e depois use inseticidas de jardinagem

Atenção! Para uso de inseticidas: naturais ou não, use com cuidado: longe de animais e crianças, evite  inalar e o contato com a pele, e siga sempre a orientação de uso do fabricante do produto(cada marca tem sua concentração ou método de aplicação, q pode variar)

Infelizmente os cactos e suculentas não regeneram as partes atingidas ou retiradas(por causa de ataque de insetos ou fungos) ... mas no período de calor podemos podar e tornar a planta esteticamente melhor.
Para "remodelar" a planta escolha o final da primavera ou começo de verão. Corte a parte atingida e passe um bactericida/fungicida para evitar futuros problemas, deixe "cicatrizar" e replante. Neste link vc pode ver o passo a passo de como fazer a poda das suculentas.

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos