segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pequenos e Praticos Jardins

Recebi um e-mail de Vagner Cotrim muito interessante, pois traz idéias e motivos para continuarmos curtindo estas plantas especiais.
O texto abaixo é da autoria de Vagner, e como há detalhes na forma como esta arte foi confeccionada, então resolvi publicar na integra:

"Sou de Colina Interior de SP e coleciono plantas exoticas, entre as minhas preferidas estão é claro, as echeverias e suculentas, primeiramente por serem baratas, com qualquer trocadinho nos supermercados é possivel adquirir um vasinho dessas plantas, que vão bem em qualquer lugar, desde uma janela, ha um cantinho com muito sol as vezes esquecidas. estou enviando em anexo dois vasos que montei com materiais alternativos aos quais estão indo muito bem, um é um caixote de madeira ( ja que elasnão exigem muita agua pode-se plantar tranquilamente em madeira que dura muito) e a segunda foto montei com um tacho velho e enferrujado e um pneu ambos jogados no lixo o resultado é esse ae!

espero que tenha contribuido para o site de vcs 
obrigado
Vagner Cotrim 
Ator/Palhaço e amante de suculentas"




Tripla floração - Gymnocalycium

Nosso colega Bruno Camera mandou fotos de uma linda floração e está compartilhando conosco!
Obrigado Bruno!



Piaranthus sp

Este gênero de suculenta é proviniente da África e possui 16 espécies. 
As flores tem aproximadamente 1,5 cm de diâmetro, uns dizem q tem perfume adocicado e outros de estrume (procurei pela internet) ... não tive coragem de verificar, quem sabe na próxima floração, afinal os "parentes" próximos desta planta costumam ter perfume de carniça ou fezes ... argh.
O cultivo é bem parecido com a Huernia mais conhecida entre os colecionadores.



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Rebuntia muscula

Não é a melhor foto de floração, mas gostei de ver o conjunto de bolinhas de cactos. Quando comecei a cultivar cactos, separava todas as brotações, para ter inúmeros exemplares. Depois de um tempo percebi que deixando a planta desenvolver, havia a possibilidade de florações abundantes. Quem sabe no ano q vem eu consiga uma  floração cheia deste exemplar.


Orbea Variegata

Na publicação de maio do ano passado - 2011 - houve uma floração de última hora, este ano a planta já bem adaptada ao calor e chuva (uma média de 30C e 80% umidade) local, tem flores quase q diariamente.




Para quem adora este grupo de plantas: Stapelias; segue uma dica de site com mais infos e fotos.
O link foi testado hj 22/02/2012 - http://www.plantzafrica.com/plantnop/orbea.htm e está em inglês.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pequenos espaços de jardim

Nossa colega de internet Fernanda Morais está divindo sua experiência.
É um assunto que ainda não abordei no blog ... pequenos espaços ...

Nem todos temos quintais enormes com estufas e toda estrutura sonhada, então o que fazer para ter um jardim? Ela encontrou algumas soluções que incluem cactos e suculentas.

Pequenos jardins que podem ser colocados em janelas (lembrando: com sol) e a decoração vai ser do gosto de cada um: com pedras, areia, pequenos enfeites, ... até com reciclados valem, e podemos ver nas fotos, mas na foto parecem temperos ... 

Os pets são vasos coringa! Digo coringa, porque já vi orquídeas e verduras em pequenos jardins pet. Para cactos e suculentas, depende de um furo de dreno e do substrato que deve ser bem aerado.  

Ah! No blog dela ela falou sobre o motivo da escolha de cactos e suculentas: a pouca necessidade de manutenção. Poucas regas principalmente.

* fotos de Renata Morais




Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos