quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Stapelia hirsuta

Esta suculenta tem uma flor grande, com aproximadamente 20cm de diâmetro! Apesar de ser bela, não apresenta um perfume agradável, pois seu agente polinizador é a mosca ...

As fotos são de Anderson Silva, um leitor de nosso blog que está dividindo com a gente a beleza destas imagens!

Uma observação interessante ... reparem no "vaso". Provavelmente um pote de sorvete! Sempre recebo e-mails perguntando sobre o vaso ideal ... não tem uma resposta certo e precisa, mas com certeza a opção de Anderson foi correta, pois é ecologicamente correta(reciclagem) e a planta mostra sua saúde presenteando com a flor.




Organizando sua coleção

Colecionar plantas é viciante ... mas organizar dá muito trabalho. Ainda não consegui um método ideal, mas adorei a idéia das prateleiras que a Elizabeth Ribeiro / DF (BR), participante do grupo SBCS(Sociedade Brasileira de Cactos e Suculentas), achou e instalou em sua casa!



fotos: Elizabeth Ribeiro

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Será um Discocactus ?

Wilson, de Birigui / SP, enviou estas fotos para dividir a beleza desta floração. Não conseguimos identificar prontamente ... a informação é que esta planta tem origem no Brasil: do norte de Minas ao sul da Bahia.

Wilson, obrigado por compartilhar com a gente!





terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Stapelianthus decaryi

Esta flor tem 1,5cm de diâmetro e suas cores se confundem com a própria planta. Quase perdi a floração, achei por acaso quando estava vistoriando possíveis pragas.


sábado, 14 de janeiro de 2012

Gymnocalycium baldianum

Este cacto tem suas flores com 3cm de diâmetro que abrem quando o sol está bem quente! Se fizer chuva a planta deixa de abrir a flor ...


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mudas de sementes!

Estes vasos resultado do plantio de sementes. Estão com quase 4 meses. 
Germinei na "estufa pet" e replantei com aproximadamente 2 meses. O desenvolvimento foi bem maior depois que replantei. As mudas que mantive na estufa pet por falta de tempo, teve seu crescimento parado e estão bem menores ...

Huernia sp

Huernia sem identificação ... mas com muitas flores!
Achei duas parecidas, mas não posso afirmar que são iguais: Huernia aspera e Huernia macrocarpa ...

Sementes de cacto

Este é a segunda postagem mostrando como conseguir as sementes. A primeira tem um vídeo mostrando um outro método: http://www.cactoseafins.blogspot.com/2008/03/reconhecendo-um-fruto-maduro-e.html .

Exemplo de como são as sementes de cacto e como separar a poupa das sementes.
Abaixo o fruto: cor de rosa e madura para colher.

Cada fruto tem aproximadamente 1,5cm de comprimento.

Se partir o fruto vc poderá ver as sementes. São bem pequenas com apenas 1mm de diâmentro. Existem sementes menores q esta e maiores, depende do tipo da família.

Para retirar as sementes esprema e use um papel toalha para enxugar o líquido que vai sair junto com as sementes como mostra a foto abaixo.

Assim que as sementes estiverem secas, podem ser plantadas. Não guarde por muito tempo, pois elas perdem a capacidade de germinar com o tempo.

Echinopsis chamaecereus

Sinônimos: Chamaecereus sylvestrii, Cereus silvestrii, Lobivia silvestrii

Este cacto é formado em gomos (formato amendoim / dedos) com medida variada. Suas flores tem aproximadamente 5cm de diâmetro.



Echinopsis ancistrophora

Mais uma linda flor! Este cacto está caprichando este ano!
Descobri através do fórum do SBCS (grupo de colecionadores de cactos - Yahoo) que esta planta também é conhecida por outro nome, Lobivia arachnacantha, resolvi pesquisar e achei mais um ... agora são 3 nomes sinônimos.
  • Echinopsis ancistrophora ssp. arachnacantha
  • Pseudolobivia arachnacantha
  • Lobivia arachnacantha 

Classificar nossas plantas é bem complicado ... as vezes erramos por detalhes ... somente um especialista consegue ter precisão. Gostaria que os cactos fossem vendidos em todos os lugares com a classificação correta, pois atualmente somente os viveiros fazem corretamente.




Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos