quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Huernia híbrida: Huernia x schneideriana



Planta da família das suculentas.
Ela é um provável híbrido da mistura: Huernia x schneideriana. Por ser híbrida não posso afirmar que as sementes sejam férteis ... por aqui ainda não formaram as sementes.

Esta planta se propaga plantando-se brotos laterais. Ela suporta bem o sol e pouca rega.

Os agentes polinizadores são as moscas, e esta planta não tem um perfume agradável ... mas não chega a incomodar nos nossos jardins e quintais.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Dicas de como cuidar de cactos

Após conseguir plantar cactos de sementes ou adquirir pequenas mudas, o que fazer para eles se desenvolverem, e de preferência rapidamente?

Os produtores profissionais dispoem de estufas, fertilizantes e mecanismos automáticos. E nós que plantamos cactos em casa?

Fiz uma experiência que tem dado certo! Mini-estufas, e novamente entram as reciclagens de garrafas de PET.

Planto em vasos definitivos, proporcionais ao tamanho atual da planta. Faço o replante, rego e coloco a garrafa pet. O excesso de água escorre normalmente pelo fundo do vaso e a umidade que fica na estufa é absorvida pelo cacto.
Em comparação aos cactos que estivereram em condições ambientes, estes das mini-estufas tiveram o crescimento acelerado em aproximadamente 25%.




Abaixo a maneira tradicional ... sem grandes resultados ... talvez eu ainda use um saco plástico para poder envolver a sementeira por completo.

Esta experiência com pet foi feita na região de SP, não sei se o efeito do sol no norte e nordeste brasileiro faz diferença ... quando iniciei a experiência fiquei receosa em cozinhar o cacto ... se alguém puder deixar o feedback aqui de sua região será ótimo!

Os adubos ...Tenho usado o adubo de orquídeas para crescimento. No inverno os cactos não gostaram nem um pouco ... chegaram a morrer. Acredito que o metabolismo não permite a absorção dos nutrientes. Quer saber mais sobre adubos para cactos e suculentas? Clique aqui.

Na primavera/verão, o resultado é ótimo! Inclusive para floração!
E no tempo frio ... ajuda a manter suas plantas saudáveis, pois simula uma estufa de inverno.

Rebutia Diminuta


A família da Rebutia tem origem provável na região da Argentina e Bolívia. Ela é uma famíla com 41 espécies.

Tem suas flores em tamanho mediano, aproximadamente 3cm de diâmetro e suas cores são bem variadas, da branca a vermelha.

Este não é um cacto muito exigente e qdo bem cuidada tem uma grande floração, inclusive várias flores ao mesmo tempo.


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Adenium - Suculenta interessante!

Planta da família da Apocynaceae, tem sua origem provavel na África e Arabia. Aqui no Brasil era conhecida apenas como "Desert Rose", talvez uma das primeiras a entrar no país.

Agora temos um número imenso de subespécies e híbridos, que não teria como listar por aqui.

Bem adaptável ao clima brasileiro, e é de crescimento rápido. Bem diferente das Lithops ... que descrevo em outro tópico.

Ele gosta de solos bem drenados, mas não tão secos como para os cactos. Pode ser colocado ao sol direto, mas faça isso pouco a pouco.

Abaixo as minhas primeiras, todas de sementes. As plantas adultas ainda tem o preço elevado, então comecei pela tentativa via sementes. Quem sabe mais para o fim do verão ainda volto com as flores aqui.



Este aqui tem algo em torno de 45 dias ... tirado da estufa para adaptação ao ar livre





Estes dois já tem em torno de 6 a 8 meses, ainda pequenos (uns 10cm de altura), mas já adaptados. São sobreviventes ...
Reparem que um parece mais gordinho e o outro mais alto, percebi que cada tipo tem seu formato especial: caule, folhas e flores (esta é a melhor parte).
Dica: Se vc quiser começar sua coleção tem duas maneiras: compre uma muda adulta ou sementes. Se for de sementes como eu, siga as dicas que tenho neste blog de como plantar cactos de sementes. Funciona igualzinho. O tempo para germinação é de 5 a 10 dias, depende da temperatura e da luz.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Prêmio Dardo

Recentemente recebi um prêmio interessante de um grupo blogueiros! E gostei da idéia pois selecionam os melhores blogs e facilitam nossa navegação pelo "Mundo Blog" (será q existe este termo?).

Meu prêmio está aqui: http://pegueinarede.blogspot.com/2008/10/prmios-selinhos-e-pisada-na-bola.html

Gostaria de agradecer e como manda a regra da vou retribuir com o Prêmio Dardo aos 10 sites sobre o assunto cactos e afins, que valem a visita!

E meus Dardos vão para:
- http://www.lithops.es/
- http://labellezaessubjetiva.blogspot.com/
- http://asplantasdasandra.blogspot.com/
- http://cactuslibya.blogspot.com/
- http://marcuscorradini.blogspot.com/
- http://cactuslover.blogspot.com/
- http://succulentobsession.blogspot.com/
- http://lophophora.blogspot.com/
- http://suculentofilo.blogspot.com/
- http://plantitasbea-rocactus.blogspot.com/

Com certeza ainda não explorei todos os mundos cactos e afins, mas que o prêmio leve a novos blogs maravilhos que vem sendo criados!

A todos parabéns pelo trabalho!
Congratulations for your jobs!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Gymnocalycium baldianum

Mais uma floração! Agora o Gymnocalycium baldianum!
É um cacto que chega a 8 cm de diâmetro com sua origem na região da Argentina.
Tem o crescimento bem rápido, e suas flores tem 4cm de diâmentro. As cores das flores variam: branco, rosa, laranja e vermelho.
Pode ser propagada por sementes ou por separação de brotos que surgem.

Consegui uma foto mais ou menos da flor branca ... não abriu de manhã, de tarde (como as rosas q tenho por aqui), e nem a noite ... uma pena, vou esperar o próximo botão e ver se consigo uma melhor imagem.

Você pode gostar destas publicações

E-Books Mais Vendidos